Evento na Cidade: Museu Pedagógico Padre Palmeira recebe o seu XII Colóquio Nacional e o VI Colóquio Internacional

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia promoveu o XII Colóquio Nacional e o VI Colóquio Internacional do Museu Pedagógico Padre Palmeira. O evento aconteceu na última semana, de 15 a 18 de outubro. O Museu Pedagógico Padre Palmeira, mantido pela UESB, agrega grupos de estudos e pesquisas que têm como objetivo a produção coletiva do conhecimento à luz da História da Educação e das Ciências. Desde o ano de 2001, os seus pesquisadores elegem um tema comum para ser discutido a cada dois anos em um colóquio nacional e internacional.

No ano em curso, o XIII Colóquio Nacional e VI Colóquio Internacional do Museu Pedagógico: “Distopia, barbárie e contraofensivas no mundo contemporâneo” abordou os acontecimentos expressivos que nesse primeiro quartel do século XXI têm provocado “um futuro diatópico: um porvir em que a vida de diversos grupos ou povos estaria diariamente afetada e colocada em risco” (TALONE, 2018).

Neste cenário, a construção do conhecimento científico e da educação exerce um papel preponderante de condução e produção do controle e imposição ideológica, observadas na contemporaneidade, levada ao extremo nas realidades diatópicas (CERQUEIRA, 2017), mas também a dialética histórica das utopias, da emancipação humana e os processos contraofensivos que se articularam nas malhas desses processos e suas dinâmicas no presente.

Desse modo, o Colóquio do Museu Pedagógico propõe uma reflexão sobre a dimensão e amplitude dos problemas sociais, políticos e econômicos na atualidade, sem perder de vista a análise sobre as alternativas para a sua superação. O BLOG DO ANDERSON fez algumas imagens que são compartilhadas nesta quinta-feira (24).


Os comentários estão fechados.