Educação Conquistense: inaugurado o Centro Infantil José Capitulino Teles e a Escola Professora Neuza Vieira Silva

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A terça-feira (29) foi dia de celebrar a Educação Pública em Vitória da Conquista. No Vila Elisa, loteamento do bairro Espírito Santo, foi inaugurado o Centro Municipal de Educação Infantil José Capitulino Teles e a Escola Municipal Professora Neuza Vieira Silva. O Centro de Municipal de Educação Infantil beneficiará 180 crianças, entre 2 e 5 anos de idade. Para construir o equipamento, foram destinados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional mais de R$ 1,7 milhão.

A estrutura segue o padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FNDE), com salas de aula e de professores, sanitários, cozinha, copa, depósito, dispensa, solário, lactário e lavanderia. Já a escola, funcionará nos turnos matutino e vespertino e terá seis salas de aula, sala de professores, sanitários, cozinha e pátio coberto. O investimento, também do Ministério do Desenvolvimento Regional, foi superior a R$ 1,3 milhão. O CMEI homenageará José Capitulino Teles.

Natural de Laranjeiras, em Sergipe, José Capitulino se mudou para Conquista, ainda jovem, em razão do casamento com Ede Martins de Souza Teles, com quem teve 19 filhos. Pecuarista, José Capitulino foi um comerciante de projeção em Conquista. Ele exerceu os cargos de delegado regional e auxiliar administrativo no Instituto de Educação Euclides Dantas (Escola Normal), onde se aposentou. Ele faleceu em 23 de janeiro de 1979, aos 70 anos. Já a escola homenageia a conquistense Neuza Vieira Silva.

Formada em Letras, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), começou a carreira como educadora física. Por quase 40 anos, foi professora de diversas escolas da rede pública da cidade, como o Abdias Menezes e a Escola Normal. Além disso, coordenou e foi vice-diretora da Escola Cavaleiro do Oriente. Neuza também deu aulas de ginástica aeróbica em academias da cidade e fundou a extinta ala feminina Filhas de Ruth na Maçonaria Cavaleiros do Oriente e o Centro Espírita Marcelo David. Amada por todos pela sua bondade, professora Neuza teve quatro filhos.

 


Os comentários estão fechados.