Santa Casa: inaugurada há 105 anos, Maternidade Régis Pacheco será desativada em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Em contato com o BLOG DO ANDERSON desde o início do mês, internautas informavam alguns comentários em torno do fechamento da Maternidade Régis Pacheco, mantida pela Santa Casa de Misericórdia de Vitória da Conquista, fundada há quase 105 anos. “Recebemos uma notícia que a Prefeitura de Vitória da Conquista está querendo fechar a Maternidade do Hospital São Vicente. Segundo a coordenação o contrato não foi renovado, e estamos preocupados, pois o Hospital atende uma demanda muito grande de pacientes, não só do Município de Conquista, mas também dos vizinhos. O fechamento da maternidade irá ocasionar um sobrecarrego dos outros hospitais”, escreveu uma cidadã com muita preocupação. Em nota, “a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que o convênio com a Santa Casa, firmado em 2013, continua vigente até o dia 1° de dezembro de 2019. Nesse sentido, os serviços estão mantidos até a referida data.

A SMS esclarece que após a realização da chamada pública para renovação do convênio, a Santa Casa não apresentou proposta para manter os atendimentos da maternidade.

Em tempo, informa, ainda, que alternativas vêm sendo estudadas para garantia desse serviço junto a outros prestadores, além do atendimento na rede própria do município”. No final da tarde desta quarta-feira (30) o BLOG DO ANDERSON foi recebido pelo superintendente da Santa Casa de Misericórdia de Vitória da Conquista, o médico Ricardo Alexandre Alves Ferreira, quando ele confirmou o encerramento das atividades, no entanto garantindo a continuidade dos profissionais que atuam na Maternidade Régis Pacheco em outros setores do Hospital São Vicente de Paulo. Na reportagem que o BA traz na íntegra, Doutor Ricardo Alexandre comenta essa novo transtornos para a Saúde Pública Conquistense e também sobre a importância dessa instituição que vai sair de cena, mas permanecerá na memória de milhares de pessoas que nela nasceram. A opção agora será para o Hospital Unimec e Hospital Municipal Esaú Matos.


Os comentários estão fechados.