Palmas para Conquista: agricultores recebem as primeiras mudas do projeto em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

“Palmas para Conquista”. Para 20 agricultores na Capital do Sudoeste Baino, essa frase tem dois significados: o recebimento de 100 mil mudas de palmas forrageiras do Programa de Convivência com o Semiárido e a felicitação à Prefeitura de Vitória da Conquista pela iniciativa inédita na Bahia. “Estou muito satisfeito.

Eu não só aprovo como parabenizo a Prefeitura pela grandiosidade desse projeto. Conquista está de parabéns e saindo na frente”, esboçou seu contentamento o produtor de São Sebastião, Robson Luís Teixeira, de 53 anos. Agricultor há 32 anos, ele já tinha um hectare de palmas plantadas e com essas mudas terá mais três hectares.

Outro produtor rural otimista com o cultivo foi Flávio Prado Gama, 39, do povoado do Simão: “Consegui essas 5 mil mudas e vamos plantar daqui a oito dias. Espero ter um grande crescimento. Estou com uma expectativa muito grande. Ano que vem quero expandir minha área”. O ato de entrega dos primeiros lotes de mudas de palmas foi realizado na manhã do dia 25 de outubro, na Fazenda do Programa de convivência com o semiárido: Palmas para Conquista, localizada no Quatis dos Fernandes.

A prefeita em exercício Irma Lemos dos Santos Andrade, membros do Governo Municipal e representantes de instituições parceiras* se fizeram presentes no evento onde 20 agricultores receberam 5 mil mudas, cada um.  “Sou da Zona Rural e sei bem como esse programa é bom para o município, pois está mais do que provado de que o produto certo da região é a palma. Hoje aqui é festa, é alegria”, declarou a gestora. Irma Lemos ainda agradeceu aos parceiros do programa: “É muito importante para Prefeitura de Vitoria da Conquista uma parceria de tecnologia para zona rural como essa com o SEBRAE.

Agradecemos também à Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (SEAP-BA) e aos apenados, que ao receberem seu alvará, vão sair capacitados no cultivo intensivo dessa plantação. Palmas para Conquista”. Um dos requisitos para entrega das mudas foi a participação no curso de formação tecnológica do cultivo intensivo de palma, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Segundo o coordenador municipal de Promoção da Agricultura Familiar, Reuber Matos, até o fim do ano, cerca de dois milhões de mudas serão distribuídas.


Os comentários estão fechados.