Tratamento Oncológico: Governo do Estado da Bahia desapropria área da UNACON e levará atendimentos ao HGVC

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A área onde está construída a Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), no bairro Felícia, foi desapropriada pelo Governo do Estado da Bahia. O Decreto Nº 19.161 foi publicado no Diário Oficial no dia 12 de agosto passado declarando o espaço “de utilidade pública, para fins de desapropriação, a área de terra que indica”. “A área de terra de que trata este artigo destina-se à ampliação do Hospital Geral de Vitória da Conquista, no Município de Vitória da Conquista”, diz o parágrafo único.

Fundada há quase dez anos, a UNACON surgiu em parceria entre a ONCOMED [ONCOMED Clínica Oncológica Limitada] e o ICON [Instituto Conquistense de Oncologia Limitada], beneficiará a população da macrorregião de região de Vitória da Conquista, atingindo 1,7 milhão de pessoas distribuídas em 73 municípios do Centro Sul Baiano e Norte de Minas Gerais. De acordo com o secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas Boas, “os serviços serão transferidos para dentro do HGVC. O ICON não irá mais atender o SUS”.

Em contato com o BLOG DO ANDERSON diversos pacientes e familiares se manifestaram com preocupação, no entanto Vilas Boas garante que “os serviços serão transferidos. Não serão encerrados”. “O Governo do Estado da Bahia desapropriou o prédio do ICON e todo o terreno do fundo para ampliar a oncologia do HGVC. Será o maior serviço do interior”, reforçou. Citado pelo secretário, o BLOG DO ANDERSON buscou contato com o ICON, mas até o fechamento dessa nota, na manhã desta segunda-feira (17), não havia recebido manifestações.


5 Respostas para “Tratamento Oncológico: Governo do Estado da Bahia desapropria área da UNACON e levará atendimentos ao HGVC”

  1. Juliana

    Transferidos? Para onde? Se o prazo do Icon será ate final deste mes. Quem serao os oncologistas? pois a carencia é grande desta especialidade. Politica suja que trará morte em massa de pacientes. O hospital nao dar conta de baixa complexidade imaginem de pacientes de cancer. A fila de cirirgia do HGVC é vergonhasa e eles ainda tem a cara de pau de dizer que atenderao com excelencia. Piada do ano

  2. Lidiane marciano Nunes

    Olá nós como trabalhado do ícon cm vamos ficar desempregados mais de 90 funcionários e isso muita tristeza

  3. Carlos Eduardo de O Melo

    É uma vergonha o que esse governo Petista está fazendo com a população carente

  4. Pedro

    Como assim, Senhor Secretário? Os pacientes não terão tratamentos interrompidos? Qual hospital oncologico de Salvador o Senhor fechará para trazer os oncologistas para Vitoria da Conquista. O Samur possui um sistema de UNACON a mais de 2 anos e oferece apenas um médico para atendimento, por falta de profissionais. Sao filas e filas de espera no Samur para uma primeira consulta. Meu pai recebeu diagnostico em abril deste ano e no Samur marcaram a avaliaçao para agosto/2019, se nao fosse o Icon hoje ele estaria morto, pois o cancer nao espera. Nao esqueça que alem de 60 familias que depedem do trabalhos sao vidas que precisam de assistencia. Politica suja e desumana, mas 2 anos passam rapido, muitos perderão a vida, mas tambem muitos perderão o poder.

  5. Eliana

    Secretário, meu pai foi hoje passar no oncologista e não passou, segundo informaram que só pacientes marcados. Muito triste, porque o câncer não espera, se fosse um familiar seu, o que o senhor faria?

Os comentários estão fechados.