Lançamento do O Réu do Rei”: Paulo Cesar de Araújo faz palestra e noite de autógrafos em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O Auditório Fabiano Vieira Santos Aguiar recebeu um momento de grande importância para a Cultura Conquistense, que foi o lançamento do “O Réu do Rei: minha história com Roberto Carlos em detalhes”, do jornalista Paulo Cesar de Araújo.

Radicado no Rio de Janeiro, Paulo Cesar de Araújo é natural de Vitória da Conquista, formado em História pela Universidade Federal Fluminense e em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), onde é professor do Departamento de Comunicação Social.

Especialista em música popular brasileira, autor do polêmico “Roberto Carlos em detalhes” (Planeta, 2006), uma biografia não-autorizada do cantor, que o tornou conhecido em todo o Brasil. O livro de 504 páginas, que chegou a vender mais de 20 mil exemplares, não foi aceito por Roberto Carlos, que entrou na Justiça pedindo a suspensão das vendas e eventuais novas impressões.

O palestrante também é autor de “Eu não sou cachorro, não” (Record, 2002), obra que revelou a censura à música brega durante a ditadura militar e do mais recente “O Réu e o Rei – Minha história com Roberto Carlos, em detalhes” (Companhia das Letras, 2014), que conta a história da sua intensa relação com a música do cantor e compositor ícone da Jovem Guarda e um dos maiores nomes da MPB, dos dezesseis anos de pesquisa que embasaram a redação da biografia, e por fim os meandros de uma das mais comentadas e controversas guerras judiciais travadas recentemente no Brasil.

Após a palestra, Paulo César concedeu uma sessão de autógrafos do livro “O Réu e o Rei”, objeto de verdadeira polêmica pública, a batalha em torno da proibição de “Roberto Carlos em detalhes”. A obra conta história do biógrafo que tenta encontrar sentido nos anos dedicados a estudar a trajetória de seu ídolo na música brasileira. É uma história ainda sem ponto final, mas, sobretudo por isso necessária, que deve ser lida por todos os que se interessam pela discussão em torno da liberdade de expressão. Com informações do Blog de Giorlando Lima.


Os comentários estão fechados.