Fila da Saúde: Secretaria explica os motivos que geram furdunço na Central de Regulação em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O atendimento na Central de Regulação de Procedimentos e Exames Especializados, órgão da Secretaria Municipal de Saúde que fica na Rua Coronel Gugé, no Centro da Cidade, ao lado da Prefeitura de Vitória da Conquista, é moroso. Na manhã desta quinta-feira (20) uma longa fila deixou muita gente indignada, conforme o BLOG DO ANDERSON mostrou. Em nota, “a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Regulação, esclarece que a fila formada na manhã desta quinta-feira (20), na Central de Regulação de Procedimentos e Exames Especializados (CRPEE), ocorreu devido à grande concentração de usuários que buscam o serviço para o agendamento de consultas sempre no dia 20 de cada mês, data de abertura da agenda. No entanto, a Secretaria reitera que o serviço de marcação funciona durante todos os dias úteis do mês e os procedimentos são marcados de forma gradativa para que todos sejam atendidos.

Não há a necessidade das pessoas buscarem o agendamento no primeiro dia, uma vez que a Central não se caracteriza como um serviço de urgência e emergência. Dessa forma, todos os usuários que estavam na fila foram orientados a retornar para realizar o agendamento nos próximos dias.

A Central de Regulação realiza a marcação de procedimentos especializados e ambulatoriais de alta complexidade: ressonância magnética, tomografia, densitometria óssea, cintilografia, anatomia patológica e procedimentos de pacientes oncológicos que precisam de prioridade. Os demais procedimentos e consultas são agendados nas Unidades de Saúde de Referência, onde cada uma regula a sua própria central de marcação de exames, após o médico avaliar o paciente e solicitar a marcação. Exceto nas unidades da zona rural, onde as equipes colhem as solicitações dos pacientes e encaminham o malote para central de marcação que marca e devolve a equipe para fazer a entrega aos usuários”. No entanto, às 15 horas muita gente ainda aguardava atenção com muita preocupação se teriam ou não a aprovação dos seus pedidos.


Os comentários estão fechados.