Fazedores de Máscaras 3D: pesquisadores e empreendedores no combate ao coronavírus em Vitória da Conquista

Fotos: Divulgação | Agência Dona Graça

Notável como em tempos de medo e tensão, é possível perceber o amor ao próximo e a capacidade colaboração brotar do ser humano. Exemplos tem sido difundidos pela internet em diversos países, mostrando jovens se oferecendo para fazer compras para os mais velhos, gente que arrisca a vida para ajudar outras pessoas em situação de maior risco, chegando até, em alguns casos, a abrir mão da própria vida, como foi o caso do Padre Italiano que doou seu respirador mecânico a jovem também infectado pelo Coronavírus.

Em Vitória da Conquista, acompanhamos o exemplo da “3D Mask Makers” ou “Fazedores de Máscaras 3D”, em português. A iniciativa, composta por grupo de pesquisadores e “makers” baianos, surgiu com o objetivo de produzir máscaras para auxiliar na proteção dos profissionais de saúde em hospitais. As máscaras, compostas basicamente por acrílico 4 mm e petg, são um auxílio extra na proteção destes profissionais, desde que compondo o já existente EPI [Equipamento de Proteção Individual].

A notícia sensibilizou empresários na cidade que, prontamente, se dispuseram a patrocinar o projeto com máquinas, pessoal e recursos financeiros. A ideia segue firme na cidade e conta já com apoio midiático no intuito de difundir mais amplamente a ideia e angariar mais recursos para seguir contribuindo com hospitais e clínicas de toda a região. Algumas dessas máscaras já chegaram ao Hospital Geral de Vitória da Conquista na noite de quarta-feira (25) e mais ainda chegarão.

O projeto faz parte de um “HUB” conectando universidades e empreendedores em todo o Estado, incluindo a UESB, e busca convergir boas ideias num ambiente em que startups possam criar e desenvolver conceitos. Além do 3D Mask Makers, outro projeto para fabricação de respiradores mecânicos também recebe o patrocínio de entidades como a Plaka7, a VCA Construtora, a Maçonaria Conquistenses e outras. O respirador, segue um modelo europeu e será, em breve, produzido em Vitória da Conquista.

A VCA Construtora, através de um de seus porta-vozes, anunciou que está aguardando a aprovação do protótipo para efetuar a compra de respiradores e doá-los aos hospitais e clínicas da nossa região. Todo esforço ocorre sob a coordenação do Professor Leandro Brito, da UFOB. Doações podem ser feitas através de depósito bancário na Contas Corrente: 4821-6 | Agência Banco do Brasil 0188-0, em nome da Loja Maçônica Fraternidade Conquistense com o seu CNPJ 16.186.058/0001-01. Exemplos como esses evidenciam que, justamente em momentos de dor e caos coletivo, a humanidade tem condição de dar a volta por cima e se mostrar mais solidária e cooperativa, enchendo de esperança até os corações mais descrentes.

[Agência Dona Graça]


Os comentários estão fechados.