Declaração do Imposto de Renda: Receita Federal do Brasil adia entrega da declaração por dois meses

Foto: BLOG DO ANDERSON

A Receita Federal do Brasil anunciou nesta quarta-feira (1) o adiamento do prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda para Pessoas Físicas até 30 de junho, em função da crise causada pela propagação do Coronavírus. O prazo original se encerra em 30 de abril. Segundo o órgão, ainda está em avaliação se o primeiro lote de restituição será ou não mantido em 30 de maio.

O anúncio da Secretaria da Receita Federal aconteceu em coletiva de imprensa convocada às pressas e realizada ao mesmo tempo em que era votado na Câmara dos Deputados um projeto de lei que, entre outras medidas, previa a suspensão do prazo da declaração enquanto estivesse em vigência a Lei da Quarentena.

Pelo projeto de lei 985/2020, o prazo de entrega ficaria suspenso enquanto estivesse vigente a Lei 13.979/20, a chamada Lei Nacional da Quarentena. O projeto é votado neste momento no plenário da Câmara, em votação remota. O projeto agora precisa ser aprovado no Senado e, depois, passar por sanção do presidente Jair Bolsonaro. A justificativa dos deputados que apresentaram projetos pedindo o adiamento ou a suspensão do prazo foram as restrições ao deslocamento para proteger a população da pandemia de coronavírus e a defesa dos direitos dos contribuintes durante a emergência.


Os comentários estão fechados.