Destaque Nacional: estudantes do CJCC de Vitória da Conquista são finalistas da Maratona UNICEF Samsung

Foto: Divulgação | SEC

A equipe “Os conselheiros”, formada por estudantes do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Vitória da Conquista, está entre as 20 finalistas nacionais da Maratona UNICEF Samsung 2019/2020. Organizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Samsung, em parceria com a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX), o evento tem o objetivo de promover o desenvolvimento de projetos para dispositivos móveis que visem a utilização de aplicativos (apps) nas salas de aula do Ensino Médio nas áreas de Ciências Exatas, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e Linguagens e suas tecnologias.

Durante sete meses, os estudantes do CJCC de Vitória da Conquista desenvolveram o projeto Ágora, que é um aplicativo para dispositivos móveis para ser utilizado em escolas de Ensino Médio de todo o Brasil. Seu o objetivo é favorecer o exercício da argumentação, da defesa de pontos de vista e da tomada de decisão.Trata-se de um jogo colaborativo em que os jogadores administram uma cidade e, através de debates, defendem seus pontos de vista e tomam decisões a partir de diversas situações-problema. O app está disponível para download na Play Store no link: (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.DefaultCompany.agora).

A vice-diretora do CJCC de Vitória da Conquista e orientadora do projeto, Elmara Souza, ressaltou a relevância do projeto. “Desenvolvemos o projeto na Incubadora de Projetos do CJCC e foi muito importante para mim, como orientadora, e para os estudantes, pois, além de ser uma ação em nível nacional e relevante socialmente, mostra que os jovens da escola pública podem ser autores e não só consumidores de tecnologias. O app foi avaliado por vários especialistas técnicos e pedagógicos do UNICEF, Samsung, CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), SOFTEX e Instituto Rodrigo Mendes, obtendo uma excelente avaliação. Será feita uma ampla divulgação para que o Ágora possa ser utilizado nas redes públicas de educação em todo o Brasil”.

A estudante Renata Gondim Valença, 17, falou de sua experiência no projeto. “Durante todo o desenvolvimento do projeto, pude adquirir um conhecimento sobre desenvolvimento de aplicativo e me fez sair do senso comum e me aprofundar em temas contemporâneos e que estão sendo discutidos na atualidade, além de trabalhar em equipe, o que faz ser possível uma troca ainda maior de conhecimento. Estou ansiosa para que nosso aplicativo comece a ser utilizado nas escolas, transformando a sala de aula em um lugar mais divertido e interessante para os estudantes”, afirmou.

Para o estudante Filipe de Jesus Souza, 19, que também participou da maratona em 2018, o projeto ampliou seus conhecimentos. “É muito especial participar de um projeto como este, podendo, assim, contribuir com a educação pública. Foi uma experiência de aprendizado muito boa para mim, pois consegui aprimorar bastante meus conhecimentos durante o desenvolvimento do Ágora como um dos programadores”, disse.

Suspensão das aulas
Em função da situação de emergência de Saúde Pública provocada pelo novo Coronavírus, as aulas foram suspensas em toda a Bahia e serão repostas a partir de um novo calendário escolar.


Os comentários estão fechados.