Mercado Automotivo: as principais montadoras do Brasil

Foto: Divulgação

O segmento automotivo tem uma relevância gigantesca na participação brasileira na estrutura industrial a nível mundial. Para se ter uma noção, o setor automotivo representa aproximadamente 22% do PIB industrial do Brasil. Uma das indústrias mais importantes nesse nicho é a Volkswagen. Entretanto, nem só de Volkswagen vive a indústria automobilística brasileira. O setor automotivo, devido aos desencadeamentos que acaba gerando, pode acabar influenciando de maneira bastante expressiva uma infinidade de outros setores industriais. Tendo tudo isso em mente, vale a pena saber quais são as principais montadoras do mercado automotivo brasileiro.

Chevrolet

A montadora automotiva Chevrolet está no topo do ranking das montadoras mais importantes do mercado automobilístico brasileiro. Há 9 anos atrás, ela tinha sofrido uma expressiva queda no contingente de vendas. Entretanto, nos últimos anos ela recuperou seu fôlego no mercado e foi capaz de conquistar a primeira posição desta lista.

Ela foi a montadora aqui no Brasil que mais vendeu unidades de veículos nesse último ano, desbancando fortes e diversos concorrentes. Os modelos da marca que ajudaram com que ela galgasse a posição de campeã de vendas são os seguintes:

  • Chevrolet Onix;
  • Cobalt

No que se refere ao nicho específico dos sedãs, a montadora em questão também conquistou uma vitória bastante importante: o seu modelo Cruze tem exibido números cada vez mais elevados nesse ano, ficando geralmente acima da média apresentada.

Mas o que faz dos carros da Chevrolet tão queridos, procurados e efetivamente comprados pelo público brasileiro? Bem, muitos certamente responderão que se trata do renome e fama que a marca possui e a reputação dos seus veículos.

Porém o que precisamente a marca fez para conseguir alcançar esse feito, esse conceito perante os seus consumidores? Quem tem ou já teve um automóvel da Chevrolet sabe perfeitamente que esses são carros bastante resistentes, que dificilmente quebram ou apresentam defeitos. Com isso, a manutenção deles acaba sendo simples e bem mais em conta que outras marcas.

Além disso, são veículos com uma boa desenvoltura em geral, com um desempenho modesto, porém bastante econômico. Ademais, são confortáveis, estáveis. O acabamento é bem feito e a tecnologia e equipamentos são bem robustos e satisfatórios.

É claro que, como qualquer outra marca, os veículos em geral dessa montadora possuem seus defeitos, limitações e falhas. No entanto, de um modo geral, são carros bem completos, interessantes, que certamente agradam ao gosto de diferentes perfis de clientes.

Volkswagen

Por incrível que pareça, ao contrário do que muita gente pensa, a Volkswagen não é a marca de veículos mais vendida do Brasil. No entanto, é inegável que ela é uma das mais extremamente populares do país. E não é sem motivo, visto que ela tem como propósito confeccionar e comercializar veículos mais populares e acessíveis para o público consumidor brasileiro.

A Volkswagen está há muitas décadas no Brasil e inclusive já esteve na posição de marca mais vendida no país. Devido à confiança que os consumidores nutrem por essa marca e a sua longa tradição no mercado, ela permanece sendo imensamente competitiva e com diversos modelos seus figurando na lista dos 10 carros mais vendidos do Brasil.

A Volkswagen vendeu centenas de milhares de unidades no último ano, dos seus mais diversos modelos, entre os quais o Fox e também o novo Polo, ambos conquistando um espaço cada vez maior no mercado com os respectivos lançamentos de suas novas versões.

Conforme citado anteriormente, um dos elementos que faz da Volkswagen ser a montadora com o segundo maior número de vendas de unidades de veículos em todo o país está, entre outras coisas, em seu preço. De fato, o custo de aquisição de um modelo da marca é mais barato do que aquele exibido pela concorrência.

Essa é justamente uma das propostas da marca: oferecer veículos populares, funcionais e bons, mas a um preço mais acessível para a população brasileira em geral. No entanto, esse não é o único motivo que faz da marca uma das mais procuradas.

A segurança é um dos pontos mais fortes dos veículos dessa montadora. Afinal, ela possui todos os acessórios obrigatórios de segurança em seus modelos, que são os freios ABS e o airbag, sem falar em um conjunto de outros acessórios oscilando de modelo para modelo, como, por exemplo, as luzes de indicação de direção no retrovisor contidas no Novo Fox e também no Voyage.

Fiat

A Fiat se instalou em território brasileiro na década de 1970 e, até os dias atuais, ela permanece na ativa e na linha de frente dos veículos mais vendidos do país. Com efeito, ela ocupa a terceira posição no ranking de vendas de automóveis no país.

O tamanho da influência que ela exerce no mercado e a confiança que os consumidores nutrem por ela explicam o tamanho do sucesso que ela faz e por que ela é tão requisitada pelas pessoas em geral.

Os modelos da Fiat mais procurados pelo público consumidor são os seguintes:

  • Fiat Uno;
  • Fiat Strada;
  • Fiat Argo.

Os carros da Fiat são cotados pelo público, entre outros fatores, devido ao seu grau de eficiência, nos mais variados sentidos. Ele cumpre com louvor todas as suas funções, porém sem deixar de lado o grau de conforto que a pessoa precisa para utilizá-lo ao longo do dia.

Os carros da Fiat costumam ser bastante econômicos, tanto em termos de consumo de combustível na estrada e na cidade, quanto também em termos de manutenção. São carros que não costumam dar problemas e cujas peças são fáceis de encontrar por aí.

Ademais, ela tem o incrível “bônus” de seus modelos possuírem uma estética muitíssimo agradável e bem elaborada.

Agora você sabe quais são as principais montadoras do mercado automotivo brasileiro, no quesito volume de unidades vendidas. Além disso, você também descobriu quais são os principais atributos dos veículos dessas marcas, compreendendo assim o que faz delas tão atrativas para o público e as leva a adquirir seus modelos e não os de outras marcas. Curta e compartilhe esse post em suas redes sociais!


Os comentários estão fechados.