Boletim do Coronavírus: com crescimento de casos, Comitê aponta Vitória da Conquista no rol do Lockdown

Foto: BLOG DO ANDERSON

A instituição imediata de lockdown [isolamento social mais restritivo] é a recomendação do Comitê Científico de Combate ao Coronavírus do Consórcio Nordeste nas cidades baianas de Salvador, Feira de Santana, Itabuna e Teixeira de Freitas, além de Maceió (AL), Aracaju (SE), e Caruaru (PE). A ação consta no boletim divulgado nesta sexta-feira (3). De acordo com os cientistas Miguel Nicodelis e Sérgio Rezende, que fizeram a apresentação do boletim pelas redes sociais, a indicação se baseia em uma série de indicadores com a taxa de crescimento de casos e o índice de ocupação dos leitos. Sobre Salvador, o documento destacou que permanece apresentando crescimento de casos “a despeito de medidas mitigatórias que envolveram o bloqueio seletivo de bairros da cidade”, que segundo os cientistas ainda não tem levado a resultados satisfatórios. O boletim apontou ainda “um enorme crescimento de casos por todo o estado, representado pelas cidades de Feira de Santana com 191% de crescimento em 14 dias), Teixeira de Freitas (128% de crescimento), Vitória da Conquista (78%), Barreiras (104%) e Juazeiro (229%). A interiorização dos casos positivos e óbitos são fatores preocupantes, principalmente, porque na maioria das cidades menores não existe estrutura para tratamento de casos intermediários e graves”. Como é citado, Vitória da Conquista entra no rol de alerta que poderá ocasionar no fechamento, caso medidas de controle não sejam viáveis como tem acontecido na atualidade com gestão da Secretaria Municipal de Saúde. Confira a reportagem do A Tarde.

Conforme Nicodelis, este crescimento de infectados no interior está provocando uma corrida de pacientes mais graves para as capitais e cidades com estrutura reforçada em saúde, o que pode ocasionar uma sobrecarga com ameaça de colapso nestes locais.

Além do lockdown, o Comitê Científico recomendou outras medidas como barreiras sanitárias com bloqueios temporários do tráfego não essencial. O prefeito de Salvador, ACM Neto, disse que a prefeitura está se esforçando para evitar o lockdown, que a medida não está descartada e que as medidas já implantadas devem ser respeitadas.

Toque de recolher

A restrição começou a valer, ontem, através de decreto do governador Rui Costa, com atuação conjunta com os poderes municipais, em Itabuna, valendo das 18h às 5h até o próximo dia 8, e em Itapetinga, das 19h às 5h até o dia 19 deste mês.

No Diário Oficial do Estado desta sexta, foi publicado ainda decreto prorrogando a medida em Itaberaba, entre 18h e 5h, até o próximo dia 9. Em Juazeiro, a restrição foi estendida até o dia 8 deste mês.

Em Teixeira de Freitas, a medida já foi renovada duas vezes com validade até a próxima segunda-feira, entre 19h e 5h.

Em Feira de Santana, outro município citado no documento do Comitê Científico de Combate ao Coronavírus, foram adotadas medidas restritivas atingindo bairros com maiores índices de ocorrência da Covid-19.


Os comentários estão fechados.