Polêmica na Pandemia: IBR Hospital repudia informações da SESAB após quebra contratual em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O rompimento contratual entre o Instituto Brandão de Reabilitação, razão social do IBR Hospital, com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), deixou Vitória da Conquista em os 19 leitos para tratamento da COVID-19. Tudo acontece no meio de uma confusão que foi externada pelo prefeito Herzem Gusmão Pereira durante Entrevista Bombástica divulgada aqui no BLOG DO ANDERSON. Em nota, a SESAB informou que “uma inspeção surpresa de auditores do Sistema Único de Saúde (SUS) do Núcleo Regional de Saúde do Sudoeste detectou que o Instituto Brandão de Reabilitação (IBR), em Vitória da Conquista, utilizou leitos exclusivos do SUS para pacientes que possuíam plano de saúde, o que fere a relação contratual existente com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Ainda foram encontradas outras irregularidades como falta de EPIs e a não realização de testes para Covid-19 nos profissionais. Algumas exigências previstas também não foram cumpridas, como adequação do fluxo interno e exclusivo para a UTI e atendimento de recomendações da Vigilância Sanitária. Como medida imediata, determinou-se a rescisão contratual dos 30 leitos dedicados ao Coronavírus (COVID-19)”. No entanto, o IBR Hospital repudiou: “O IBR Hospital repudia a nota publicada pela SESAB e a considera como absurda e inverídica, em tempo que se sente usado em meio a um cenário de disputas políticas que tem como resultado o sofrimento da população que necessita do atendimento médico e leitos anteriormente disponibilizados ao SUS. Leia a íntegra.

 

Em relação aos pontos levantados pela Secretaria, contesta:

– O hospital possui 29 leitos de UTI e disponibiliza 19 leitos para atendimento COVID-19, sendo 10 leitos SUS (conforme inicialmente contratado pelo Estado) e 09 leitos disponíveis para demais convênios e pacientes particulares. No momento da vistoria realizada existiam cinco pacientes SUS e quatro convênios internados na unidade. No relatório de inspeção o proposto não informou à SESAB os dez leitos vagos disponíveis naquele momento conforme documentado em relatório técnico da visita – sugestionando o uso indevido dos leitos SUS.

– Sobre o uso e disponibilidade de EPIS não consta no relatório notificação sobre a falta de equipamentos, uma vez que todos profissionais atuam corretamente paramentados tornando a informação inverídica. É importante salientar que deveriam ter sido designados vistoriadores oficiais, identificados e com conhecimento técnico sobre os leitos em isolamento que a unidade dispõe.

– A responsabilidade pela periodicidade dos testes cabe aos agentes públicos municipal e estadual. No período de contratação os profissionais foram testados nas seguintes datas: 29 de maio e 23 de junho respectivamente de acordo com registros do SCIH -Serviço de Controle de Infecção Hospitalar.

– O IBR Hospital atende a necessidade de fluxos exclusivos, com segurança e acesso restrito aos leitos preparados para receber qualquer doença infecciosa. Não há registros de contaminação cruzada de pacientes não-covid internados ao longo de todo período de atendimento.

– O Plano de Contingência Hospitalar foi encaminhado para Vigilância Sanitária no dia 17 de abril de 2020 atendendo as prerrogativas.
O IBR Hospital reafirma o seu compromisso com a saúde e mantém a atual disponibilidade de leitos – que anteriormente eram para todo Estado – com vagas para pacientes particulares e conveniados.”


Os comentários estão fechados.