Operação Flashback II: Ação Policial contra facção criminosa em 11 estados do Brasil tem um alvo na Bahia

Foto: Divulgação | MP-BA

Uma megaoperação policial deflagrada na manhã desta terça-feira (28) pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de Aalagoas (SSP) e pelo Ministério Público do Estado de Alagoas (MP-AL), para cumprir mandados em 11 estados, teve um alvo na Bahia. A informação foi confirmada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A ação batizada de Flashback II é contra integrantes de facção criminosa. De acordo com o Mistério Público do Estado da Bahia (MP-BA), a Operação se concentrou em Jequié. Não há informações informar se mandado expedido na Bahia é de prisão ou de busca e apreensão. A ação foi deflagrada pelo Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAEOCO) do Ministério Público do Estado de Alagoas (MP-AL) e tem como objetivo desarticular a nova composição do Primeiro Comando da Capital (PCC). A operação também acontece em Pernambuco, Ceará, Paraíba, Piauí, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Sergipe e Minas Gerais. De acordo com o MP, a facção criminosa tem base no Mato Grosso do Sul. O grupo comanda rebeliões, assaltos, sequestros, assassinatos e narcotráfico no país, desde 1993. Com hierarquia própria, os integrantes da facção que estão fora dos presídios obedecem a ordens dos líderes, que estão no sistema prisional e financiam o crime organizado. Veja a reportagem do G1 Bahia.

Mais de 1.000 policiais participam da Operação Flashback II em todo o país. No total, 212 mandados judiciais foram expedidos na operação em todo o país.

A primeira fase da Operação Flashback ocorreu em novembro de 2019, quando foram cumpridos 110 mandados e 81 pessoas foram presas.

Segundo as investigações policiais, ficou comprovada uma maior participação de mulheres ligadas a facções criminosas, ocupando cargos de liderança — as chamadas “damas do crime”.

De acordo com a Polícia Civil de Alagoas, as mulheres têm perfil igualmente violento ao dos homens da facção quando definem julgamentos ocorridos nos chamados “tribunais do crime”.

Na operação Flashback I, apenas sete mulheres foram presas. Nesta segunda fase, 40 mulheres foram alvos de mandados de prisão e busca e apreensão.


Os comentários estão fechados.