Meio Ambiente: apreendidos em São Paulo, 178 animais chegam de jatinho em Vitória da Conquista

Fotos: Divulgação | PMVC

Mais 178 animais chegaram ao Centro de Triagem de Animais Silvestres de Vitória da Conquista (CETAS) na tarde desta quinta-feira (6). As quatro iguanas, 113 aves e 61 filhotes de jabutis foram enviados pelo Cetas de São Paulo e chegaram no Aeroporto Glauber Rocha via táxi aéreo. “Esses animais foram apreendidos lá em São Paulo, mas são daqui da região, foram traficados daqui. Eles têm que retornar para cá, porque a área de ocorrência deles é aqui, no Sul da Bahia, caatinga”, explica o veterinário Aderbal Azevedo Alves, coordenador do CETAS.

De acordo com ele, os animais já passaram pela triagem e pelo processo de recuperação na instituição paulista. Por isso, já estão prontos para serem devolvidos à natureza. As ações de soltura devem ter início ainda nesta sexta-feira (7)

“A gente está na contramão do tráfico”, reforça Rosana Ladeia, veterinária do CETAS. “Apesar de ser uma situação triste, de eles irem para São Paulo, nós temos que comemorar porque pelo menos uma parte deles conseguiu voltar para casa e serem novamente livres”, completa. A secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, acompanhou a chegada dos animais. “O trabalho executado pelo CETAS é repercutido não só no Brasil, mas até internacionalmente. É um trabalho bonito, atende a toda a região do nosso município. Nós todos estamos lutando pela vida desses animais”, afirma.


Os comentários estão fechados.