Fé & Devoção | imagem do Senhor do Bonfim conclui cortejo simbólico num dia histórico em Salvador

Fotos: Jefferson Peixoto | SeCom

A tradicional Lavagem do Bonfim que aconteceria nesta quinta-feira (14) deu lugar a um cortejo simbólico da imagem do Senhor do Bonfim sem a presença massiva do público, em função da pandemia do novo coronavírus. Fosse outros tempos, ruas do Centro e da Cidade Baixa estariam tomadas por baianos e turistas. Mas para não incentivar aglomerações e consequentemente conter a disseminação da COVID-19, o jeito foi remodelar a manifestação religiosa.

A imagem sagrada saiu da Nossa Senhora da Vitória e percorreu diversos pontos da cidade em carro aberto. Chegou à Colina Sagrada por volta das 11 horas quando, em seguida, o padre Edson Menezes, reitor da Basílica do Bonfim, proferiu uma mensagem de bênção direto do templo, ato que foi transmitido pelas redes sociais e Web TV da igreja. Foi a primeira vez em 276 anos que a celebração não teve a lavagem das escadarias do santuário.

“Estamos reunidos no amor de Cristo depois de termos percorrido algumas ruas do Centro de Salvador, conduzindo a imagem do amado Jesus Senhor do Bonfim, pedindo sua misericórdia e proteção neste momento tão delicado, de tantas incertezas, dúvidas e medo que estamos vivendo. Aqui estamos na Basílica Santuário para elevar mais uma vez nossa prece, pedindo pela contenção da pandemia do novo coronavírus e professando para o mundo que abrace a cruz do Senhor do Bonfim, que fortalece a fé, liberta do medo e renova nossa esperança”, disse o pároco, antes de dirigir um cântico com base nos Salmos 32.

O sacerdote lembrou que esta quinta-feira – dia que ocorreria a tradicional lavagem da escadaria do templo – costumava reunir mais de dois milhões de pessoas procedentes de diversas partes do mundo, de diferentes religiões e até de quem não professa nenhuma fé.

“Devido à realidade da pandemia, o cenário deste dia é completamente diferente, uma vez que não pudemos favorecer aglomeração. Desta vez, Ele (Senhor do Bonfim) veio sem a multidão, carregando nos Seus braços e coração misericordioso a dor, sofrimento, lágrimas, súplicas por graças a serem alcançadas ou de agradecimento”.

Ainda na ocasião, o padre Edson convocou a todos um momento de silêncio em memória dos que faleceram pelo coronavírus e depois rezou a oração do Pai Nosso, pedindo pela cura dos que estão infectados, hospitalizados e em isolamento social por conta da doença.

Trajeto solitário – A imagem do Senhor do Bonfim iniciou desfile por volta das 8h da Igreja da Nossa Senhora da Vitória, seguindo pela Av. Sete de Setembro até o Terreiro de Jesus. De lá, retornou pela Rua Carlos Gomes, passou pela Igreja de Nossa Senhora da Graça e desceu a Avenida Contorno. O trajeto foi completado passando pela Igreja da Conceição da Praia até a Colina Sagrada.

O prefeito Bruno Reis não participou presencialmente da chegada da imagem do Senhor do Bonfim na Colina Sagrada e nem da missa realizada no local, pela manhã. O gestor acompanhou tudo pela internet e incentivou à população a não ir à rua para evitar aglomerações durante o festejo.

Novena – A tradicional e secular novena ao Senhor do Bonfim começou na última sexta-feira (8) e segue até este sábado (16) com missas sempre às 19h. As cerimônias têm transmissão ao vivo pela Web TV do Bonfim (canal do YouTube), redes sociais e site da Basílica Santuário, além do aplicativo Senhor do Bonfim.

Este ano, a novena tem prestado homenagens aos trabalhadores que atuam nos serviços essenciais do período da pandemia, além de pessoas que foram curadas da Covid-19, aos familiares das vítimas da doença e às pessoas que fazem distanciamento e isolamento social.

Já foram homenageados trabalhadores de limpeza pública, do comércio, do transporte público e particular, além de profissionais de comunicação e da área de saúde.

Encerramento – No domingo (17), dia da Festa do Senhor do Bonfim, a programação terá início com o repique dos sinos da Basílica do Bonfim, às 5h. Não haverá queima de fogos em respeito aos doentes nos hospitais próximos à igreja. Às 10h30, o arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, presidirá a Missa Solene e ao final da celebração concederá a Bênção Apostólica com Indulgência Plenária.

Às 15h, a imagem peregrina do Senhor do Bonfim sairá em carro aberto da basílica para percorrer as ruas da Cidade Baixa e ser homenageada ao passar pelas portas das igrejas católicas que compõem a Forania 4, região de Itapagipe (Nossa Senhora da Penha de França, Nossa Senhora da Boa Viagem, Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora dos Mares e São Jorge)


Os comentários estão fechados.