Religiões de matriz Africana | Alvorada dos Ojás pede fim da intolerância em Vitória da Conquista

Fotos: SECOM | PMVC

Vitória da Conquista está vestindo um pedido de fim à Intolerância Religiosa. A Alvorada dos Ojás aconteceu na noite dessa segunda-feira (20), reunindo líderes religiosos no gesto de enlaçar panos brancos, os Ojás, em árvores nas Praças Presidente Tancredo Neves e Joaquim Correia.. O ato, que é uma inciativa da Rede Caminho de Búzios, simboliza um abraço pela paz e pela tolerância. Os ojás são elementos sagrados para os praticantes de Religiões de Matriz Africana. Neste 21 de janeiro, Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, eles trazem em sua mensagem o pedido de respeito, harmonia e tolerância entre as diferentes expressões religiosas, o que passa diretamente pelo combate ao racismo.

“A Alvorada dos Ojás já é consolidada como uma importante agenda de luta e afirmação das religiões de matriz africana. Importante iniciativa que contribui para o debate sobre o enfrentamento ao racismo religioso em nossa cidade. Queremos apenas que as pessoas se respeitem, respeitem as escolhas das outras, as opções religiosas, as opções políticas, e que o ódio seja banido do nosso convívio”, afirma o coordenador municipal de Promoção da Igualdade Racial, Roberto Silva.

21 de Janeiro – O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa faz uma homenagem à yalorixá Gildasia dos Santos. Ela faleceu em 21 de janeiro de do ano passado, após frágil estado de saúde acentuado por agressões morais, em decorrência de atos de intolerância religiosa. A Mãe Gilda de Ogum, como era conhecida, foi ativista social e deixou grandes contribuições na luta por uma sociedade com mais justiça, equidade e amor.


Os comentários estão fechados.