Armênio Santos | José Henrique Garcia Padre, um amigo que se foi prematuramente pela Covid-19

Foto: Reprodução | Facebook

Armênio Souza Santos | médico oftalmologista | historiador

De família tradicional e Conquistense da gema, intrépido, inteligente e vocacionado para servir, ainda jovem, logo ao formar em medicina em 1984, a convite de Armênio Santos e com a concordância do então prefeito José Pedral, José Henrique Garcia Padre passou a fazer parte da equipe que revolucionou a saúde em Vitória da Conquista e que fez história na Bahia e no Brasil, na criação dos primeiros Agentes de Saúde Urbano e Rural. Posteriormente assumiu a função de Secretário de Saúde de nossa Cidade, tendo participado da criação do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde, onde também exerceu a direção. Confira o artigo histórico na íntegra.

Revolucionário do bem, Dr. José Henrique Padre foi um dos fundadores da ORTOMED e sem perder os vínculos com a terra, mudou-se para Jequié.

Assumiu a Direção Médica do Trabalho da Industria RAMARIM, naquela Cidade, tendo também transferido e sedimentada a Clínica de Medicina do Trabalho – CESMT como uma das maiores Clinicas de Medicina do Trabalho da Bahia.

Caridoso e inquieto para fazer o bem e cumprir integralmente sua vocação de médico, Dr. Zé Henrique, como era carinhosamente chamado, dedicou-se à população de Jequié e Região no tratamento da COVID-19, principalmente às pessoas mais carentes, tendo tratado e orientado milhares delas.

Com tanta exposição aos doentes de COVID 19, após ser vacinado com a CORONAVAC em 08 de fevereiro, a partir do dia 10 começou a sentir efeitos diferentes e, no dia 12, vindo diretamente de Jequié, deu entrada no SAMUR onde permaneceu internado por 58 dias, tendo falecido hoje pelo efeitos orgânicos e principalmente pulmonares causados por esta terrível doença.

Vá em paz amigo nós médicos, amigos e cidadãos, os saudamos pela vocação e pelo sacrifício de verdadeiro herói no cumprimento do papel de médico, de homem caridoso e vocacionado para o servir e fazer o bem.

Com certeza DEUS reserva-lhe outras missões para interferir no pensamento e sentimento dos nossos dirigente para que tenha no exemplo de homens com você a abnegação para os valores que faz sentido na vida, A DECÊNCIA, A HONESTIDADE, O AMOR E A CARIDADE.

Seus amigos,

Dr. Armenio Santos, Dr. Fábio Ferraz, Dr. Isaac Nunes, Dr. Elpídio Luz, Paulo Luz, Stênio, Manoel Rocha, Reivaldo Fagundes, Zerenildo Rocha, Olivério Andrade, Paulo Cesar e Dudé.

 

Vitória da Conquista, 12 de abril de 2021.


Os comentários estão fechados.