Novidade na Cidade | primeiro posto de abastecimento de Gás Natural Veicular é inaugurado em Vitória da Conquista

Fotos: Danilo Nunes

O primeiro posto da região Nordeste com abastecimento de Gás Natural Veicular (GNV), oriundo do Gás Natural Liquefeito (GNL), foi inaugurado, nessa quarta-feira (19), em Vitória da Conquista, no Centro Sul Baiano. A instalação se deu no Posto da Rede São Jorge, que recebeu uma miniplanta de regaseificação para abastecer veículos com o GNV, considerado mais econômico do que a gasolina e de baixo nível de emissão de dióxido de carbono.

O superintendente de Gás e Energia da Petrobahia, Clécio Santana, explicou que a tecnologia foi desenvolvida para que cidades que não possuem gasoduto possam receber o GNV. “O transporte é realizado por meio da rodovia, conhecido como gasoduto virtual, por onde trafega o Gás Natural Líquido (GNL) até chegar ao posto, iniciando a regaseificação do produto, através de processo ecologicamente correto e de baixo consumo energético”.

Com o GNL, completou, “as distâncias para o atendimento do cliente final partindo do polo supridor do gás natural passam a ser ampliadas de um raio de 200 quilômetros para até mil quilômetros, alcançando todos os municípios da Bahia, até os mais distantes”. A solenidade abençoada pelo monsenhor Gerson de Jesus Bittencourt contou com a participação da prefeita Ana Sheila Lemos Andrade.


Os comentários estão fechados.