Desenvolvimento Regional | prefeitos lançam a “Frente Integra Sudoeste” em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Um importante passo para o futuro do Centro Sul Baiano foi dado nesta sexta-feira (30), em Vitória da Conquista. Dezenas de gestores municipais discutiram a formação da Frente Integra Sudoeste, uma proposta de unir a região em torno de pautas e projetos que propiciem o desenvolvimento integrado.

O encontro contou com a participação especial do prefeito de Petrolina, em Pernambuco, Miguel de Souza Leão Coelho, que também é secretário-geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), e apresentou benefícios da integração dos municípios para o desenvolvimento regional. Petrolina é um dos municípios que mais crescem no Norte e Nordeste Brasileiro e vem experimentando grandes avanços nos últimos anos. Também confirmou presença o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Zenildo Brandão Santana, mais conhecido como Zé Cocá, gestor municipal de Jequié.

Na parte técnica, o professor titular do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Roberto Paulo Machado Lopes, abordou questões econômicas regionais, as vocações econômicas regionais e o potencial de desenvolvimento da região em conjunto. Roberto Paulo é mestre em Economia (UFBA) e doutor em Geografia e Planejamento Territorial (Universidade de Barcelona). Tem dois livros publicados e cinco capítulos de livros, boa parte envolvendo estudos sobre a economia de Vitória da Conquista e da região.

A ideia da Frente Integra Sudoeste nasceu do entendimento entre a prefeita de Vitória da Conquista, Ana Sheila Lemos Andrade, e do prefeito de Guanambi, Nilo Augusto de Moraes Coelho, que é ex-governador da Bahia. Os dois avaliaram que há muitas demandas comuns dos diversos municípios e projetos que, tendo investimentos, resultariam em ganho para todo o Centro Sul Baiano.

 


Os comentários estão fechados.