Dicas | aprenda como enviar currículo para as empresas pelo celular

Graças ao meio crescente da tecnologia, hoje é possível enviar currículo para as empresas pelo celular e então tentar uma chance de ter um bom trabalho. Sendo assim, não é necessário que os candidatos compareçam até a empresa para tal. Uma das principais vantagens do envio de currículo online é que estes documentos ficarão armazenados em um banco de talentos, de forma que os mesmos são facilmente acessados quando uma nova vaga é disponibilizada. Neste momento, realizar uma apresentação pessoal, será tão importante quanto ressaltar suas habilidades profissionais. Com base neste post você poderá saber mais sobre o assunto e acompanhar o passo a passo para encaminhar o seu currículo.

Algumas dicas

Ao montar seu currículo, avalie o mesmo primeiramente quanto a sua estrutura e sempre evite erros ortográficos. Uma dica excelente é se imaginar no lugar do recrutador, de forma a buscar sempre ser claro no objetivo.

Como para encaminhar currículo para as empresas pelo celular é um pouco diferente do convencional, busque priorizar as informações essenciais, já que em alguns aplicativos são disponibilizados campos para que informações sobre o currículo sejam inseridas.

Caso seja necessário anexar uma foto, opte por inserir uma com alta resolução com um fundo branco. Neste caso, enviar fotos descontraídas ou selfies não será uma boa alternativa, já que estas não irão demonstrar uma imagem profissional.

Como fazer o envio de currículo para as empresas pelo celular

Para enviar currículo para as empresas pelo celular, nós recomendamos que você instale aplicativos confiáveis para tal. Um dos mais conhecidos é o Gmail, o qual é totalmente gratuito e se encontra disponível no Google Play e Apple Store.

Neste caso, será necessário anexar o seu currículo que deve ter sido montado de forma convencional, não havendo campos para inserção e dados como outros apps. Assim que você dizer o download do Gmail, crie uma conta rapidamente.

Em seguida, abra o app e toque em “+” localizada logo na página principal. A partir daí, será aberta uma nova tela para que você crie uma nova mensagem e para anexar o currículo basta clicar no clipe, definindo o arquivo a ser anexado.

Quanto ao remetente e ao título

Depois de ter reparado a sua mensagem devidamente, preencha o campo referente ao assunto da mensagem com o nome da vaga para a qual você deseja se candidatar. Incluir “CV + nome” também é uma boa alternativa.

Quando você encontrar anúncios de vagas de emprego na internet, verifique se as mesmas disponibilizam um código numérico, já que estes são amplamente utilizados em grandes processos seletivos realizados por grandes empresas.

Vale ressaltar ainda que o seu endereço de e-mail pelo qual enviará o currículo para as empresas pelo celular deve ser profissional. Sendo assim, optar por inserir o seu nome completo ou mesmo abreviado, será uma boa pedida.

Texto direto

Quando for encaminhar um currículo para as empresas pelo celular, lembre-se de inserir um texto objetivo a respeito da vaga. Primeiramente se identifique e informe porque deseja se candidatar para o cargo em questão.

Caso possua indicação de colegas, deixe isto claro no seu texto. Informe também alguns motivos pelas quais suas habilidades profissionais possam ser um grande diferencial e caso tenha feito um curso importante exigido, destaque tal informação.

Antes de encerrar o texto, agradeça a oportunidade oferecida e se coloque à disposição para que eventuais dúvidas sejam sanadas. Vale frisar que todas as informações desta etapa devem ser inseridas de forma clara e objetiva.

Alguns detalhes

É muito comum que as pessoas desconfiem de arquivos anexados em e-mails, sendo assim, optar por utilizar um link presente em algum serviço de nuvem, como por exemplo o Google Drive, pode ser muito interessante.

Outra opção válida é enviar o currículo para as empresas pelo celular em formato PDF, já que este é interpretado por muitos como mais seguro. Evite encaminhar documentos diretamente de plataformas como o Word, já que estes podem ser alterados facilmente.

Antes de realizar o envio de sua proposta, revise todo o texto inserido com a finalidade de se eliminar todos os eventuais erros de ortografia. Também não recomendamos fazer o envio de forma massificada para diversas empresas.

Outras alternativas

Hoje em dia, é possível acessar diversas plataformas que permitem o currículo para as empresas pelo celular, como por exemplo, o LinkedIn. A partir desta você cria o seu currículo e o envia para empresas que possuam cargos de seu interesse.

Outra opção será consultar o site oficial de vagas da instituição de seu interesse e então fazer o cadastro do seu currículo diretamente nessas plataformas. Jamais conceda qualquer tipo de dado em sites que sejam considerados não oficiais.

Algumas empresas também recebem currículo através do WhatsApp, porém é muito importante que você verifique se a instituição em questão aceita tal tipo de canal pois se a resposta for negativa, isso poderá causar uma má impressão.


Os comentários estão fechados.