Mostra do Dia da Pátria | Exposição de Artes resgata desfiles do 7 de Setembro em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A Alameda Dom Celso José Pinto da Silva, em frente à Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Vitórias, recebe a Mostra do Dia da Pátria: Um Novo Olhar no Sete de Setembro, promovida pela Secretaria Municipal de Educação. A exposição foi aberta na manhã desta quarta-feira ( 15) e se estende até o dia 19. A Mostra do Dia da faz uma retrospectiva de desfiles cívicos por meio de peças e fotografias que marcaram os eventos.

“É uma mostra não apenas cultural, mas que demonstra a memória, a história do povo conquistense, inclusive retratando um pouco da história dos índios, da religiosidade, e também a memória da cultura, das tradições, do folclore de outras regiões da Bahia e do Brasil”, explicou o secretário municipal de Educação, Edgard Larry Andrade Soares.  O secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Eugênio Avelino Lopes Souza, o famoso Xangai, também prestigiou a abertura da exposição.

“Vem nos mostrar a importância da história do Brasil através do civismo. Eu achei muito positivo, porque é um retrato da nossa própria história. Eu chamo isso de ‘brasileirança’, a ‘brasileirança’ toda está aqui, a herança toda que o Brasil fornece e nos dá”, comentou. O resgate artístico também veio para matar a saudade de quem participou dos desfiles de 7 de Setembro, evento que foi suspenso no ano passado e este ano, por conta da pandemia.

Assim foi o sentimento da estudante Natália Costa, 9º ano da Escola Municipal Carlos Santana: “Uma exposição muito legal para a gente relembrar como foi sentir um gostinho mesmo, já que [neste ano] a gente não participou e não fez. Sentir um pouco do que é a representação, do que significa para a gente todo esse desfile”. A seguir algumas fotos registradas pelo BLOG DO ANDERSON.


Os comentários estão fechados.