Outubro Rosa | mulheres que enfrentaram o Câncer de Mama participam de ensaio em Vitória da Conquista

Fotos: Laris Moraes | Estúdio Casulo

Como uma das atividades da programação do Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a fotógrafa Laris Moraes, do Estúdio Casulo, convidou três mulheres que venceram o câncer de mama, para um ensaio fotográfico de muita sensibilidade que, para elas, foi como um marco de vitória e superação da doença.  Alessandra Batista, Noélia Rodrigues e Venosina Ribeiro realizaram todo o tratamento no Sistema Único de Saúde (SMS), pela rede municipal de saúde, recebendo toda a assistência necessária, que foi fundamental para a cura do câncer. Foi num rápido momento de autoexame que Venosina Ribeiro, de 41 anos, percebeu que tinha um nódulo na mama e, em seguida, procurou a unidade de saúde, fez alguns exames que diagnosticaram o câncer de mama.

“Dei início ao meu tratamento e foi todo pelo SUS, com uma equipe médica de excelência, onde eu encontrei um apoio fundamental para que o meu tratamento fosse de sucesso. Eu segui confiante e firme, com a minha fé em Deus e também na equipe”, contou Venosina. Para Noélia Ribeiro, o processo foi parecido. Hoje, ela demonstra muita gratidão por todo o apoio recebido no SUS para enfrentar o câncer de mama. “Desde o primeiro exame, quando foi diagnosticado o câncer, até hoje, eu estou sendo acompanhada pelo SUS e só tenho a agradecer por essa cobertura, atenção e cuidado que vem dando aos pacientes de alta complexidade.

É até emocionante falar porque o que eu carrego comigo é gratidão diante de tudo o que eu já passei. Gratidão ao SUS”, contou. O ensaio fotográfico foi proposto como uma forma de aumentar a autoestima dessas mulheres que enfrentaram e venceram o câncer de mama e de mostrar suas cicatrizes para chamar a atenção das mulheres para a prevenção. “Eu amei participar dessa sessão de fotos, que foi um convite que veio com um sabor de vitória, que veio como um recomeço na minha vida, justamente no Outubro Rosa, que é o mês de prevenção do câncer de mama. A minha mensagem para as mulheres é: se cuidem, se amem, se toquem e se informem”, finalizou Venosina em reportagem que o BLOG DO ANDERSON reproduz nesta sexta-feira (22) do site da Prefeitura de Vitória da Conquista.


Os comentários estão fechados.