Destaque Cultural | Conquistense residente em Salvador, Larissa Caldeira lança o single Barcoeu

Fotos: Instagram | Larissa Caldeira

Yasmin Oliveira | A TARDE

A baianidade corre pelas linhas de Barcoeu, o novo single da cantora e compositora Larissa Caldeira. Recheada de elementos rítmicos afro-baianos e uma letra poética envolvendo amores e desilusões de um amor LGBTQIA+ ambientado na Capital Baiana. A cantora conta sobre o surgimento da música: “Barcoeu é uma introspecção poética, ela nasceu muito livremente e quase instantaneamente. Estava tocando violão e aí me surgiu a primeira melodia, aquela melodia do refrão e comecei a compor todo o resto a partir desse tema inicial”. Vinda do interior, suas maiores influencias – seresta, rock dos anos8 0 e MPB – se misturaram com o samba-reggae, aguerê e o ijexá. Além dessas referências, a canção surgiu da própria relação da cantora com o oceano.

“Eu sou uma mulher do Sertão da Bahia, então o mar fala muito comigo, seja quando eu estou perturbada ou quando estou muito tranquila. Nesses dois momentos, ele me traz muito sentido para o meu discurso e a minha poética”, conta Larissa.  “Barcoeu não é a única música em que eu falo sobre o mar, eu tenho outras músicas que também falo sobre e me inspiro a partir dele. É essa relação de alguém que veio de um lugar onde não tem mar e se encanta com o mar, é quase um filme”, acrescenta a compositora. A evolução desde a primeira versão da canção ems agosto de 2020 é visível ao se escutar o resultado final de Barcoeu, que está disponível em todas as plataformas digitais para que o público possa apreciar. A letra continuou a mesma, mas os ritmos mudaram se tornando o elemento principal da composição.

“Muito embora, eu tenha pensado que o ijexá seria o ritmo para Barcoeu, eu fiz como um samba. Essa evolução foi uma progressão desde agosto de 2020, ela foi se tornando uma música de ritmo afro-baiano a partir do momento em que começamos a conversar sobre o assunto”, relata Larissa. Quando se pensa em gravação musical, poucas pessoas associam a uma gravação de forma independente em home studio – Barcoeu nasce dessa nova forma de se criar arte. Com direção musical e arranjo do violonista José Carlos Filho, flauta de Nilton Azevedo, violoncelo de Gabriela Mello, percussão de Lucas de Gal, mixagem e masterização pelo Lu Art Studio e voz e composição de Larissa Caldeira, Barcoeu foi nascendo a partir de conversas e envios de trechos da melodia entre eles durante a produção remota.

Nascida em Vitória da Conquista, a cantora e compositora Larissa Caldeira está no processo de produção do seu terceiro EP, com data prevista de estreia em 2022 – e Barcoeu integrará o setlist. “Pode-se esperar ritmos afro-baianos, letras que reflitam muito sobre a minha condição enquanto LGBT e vai falar de amor, mas vai mostrar a minha perspectiva como mulher lésbica. Também cantando e dizendo sobre Salvador, que eu vejo na cidade. É tudo isso enquanto trago poesia, ritmo e elementos sonoros que remetam tanto as minhas influências do interior da Bahia quanto as minhas referências da Capital”, resume a cantora e compositora sobre o que o público deve esperar do novo EP. Anteriormente a sua residência em Salvador em 2016, Larissa lançou dois álbuns autorais: Âmago (2013) e Simulacro (2015). Informações extraídas do Jornal A TARDE em 1º de novembro.


Os comentários estão fechados.