Direitos Humanos | Alvorada dos Ojás celebra a paz no Dia de Combate à Intolerância Religiosa em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O Dia 21 de janeiro, no Brasil, foi escolhido, por meio da Lei 11.635/2007, como o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. A data é uma homenagem à Iyalorixá (Mãe de Santo), Gildásia dos Santos, que faleceu em Salvador, após ser vítima de um ataque de intolerância religiosa há duas décadas.

Para marcar a data a Rede Caminho dos Búzios em parceria com a a Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou nesta quinta-feira (20), a Alvorada dos Ojás, uma homenagem dos religiosos de matriz africana à cidade de Vitória da Conquista, em que são amarrados laços brancos nas árvores como mensagem a toda população, clamando por paz e pelo fim da intolerância religiosa.

Para a Mãe Graça, presidente da Rede Caminhos dos Buzos, o evento vem para conscientização popular. “A nossa religião também acredita em Deus, acredita na energia da natureza”, comentou ao BLOG DO ANDERSON. “As pessoas precisam aprender a nos respeitar”, complementa durante o ato que aconteceu ao ar livre no Centro de Vitória da Conquista.

E na sexta-feira (21), a partir das 9 horas, a equipe da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial estará na Praça Tancredo Neves conversando com a população sobre o significado da Alvorada dos Ojás e também sobre a intolerância religiosa.

“Nosso objetivo é falar com a população sobre o direito ao livre exercício do culto religioso de qualquer credo que é garantido na nossa Constituição Federal, em seu artigo 5º, inciso VI”, explicou a coordenadora da Coopir, Olinda Pereira.


Os comentários estão fechados.