Eleições 2022 | Avante oficializa pré-candidatura de André Janones à Presidência da República Brasileira

Foto: Avante | Léo Caldas

O Avante oficializou, neste sábado (29), a pré-candidatura do deputado federal André Janones à Presidência da República Brasileira nas Eleições 2022. O lançamento foi num hotel no Recife, durante o Encontro Nacional do Avante. Deputados, vereadores e prefeitos participaram do evento. André Luis Gaspar Janones tem 37 anos e nasceu em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro. Filho de uma empregada doméstica, seu primeiro emprego foi como cobrador de ônibus. Se formou advogado e abriu um escritório de advocacia. Foi filiado ao Partido dos Trabalhadores. A primeira disputa política foi nas Eleições 2016, quando se candidatou à Prefeitura de Ituiutaba pelo Partido Social Cristão. Há três anos ganhou projeção como um dos porta-vozes da greve dos caminhoneiros. Atualmente, está no primeiro mandato de deputado federal já pelo Avante. Com forte participação nas redes sociais, tem mais de 13 milhões de seguidores.

Janones fez um discurso de 45 minutos marcado pela crítica à polarização e ao discurso de ódio. Disse que, como deputado, analisa os projetos pela qualidade das propostas e não pela ideologia política. Afirmou que atualmente o povo não é ouvido na busca das soluções. E apontou a fome, o aumento dos preços e o desemprego como maiores desafios a serem enfrentados.

“O povo está preocupado em saber quando nós vamos começar a ter uma redução no preço da gasolina, no valor do pacote de arroz, no valor do pacote de feijão, do gás de cozinha. O povo está preocupado em saber no pagamento do auxílio emergencial, para saber se vai conseguir sobreviver à pandemia que até agora não acabou. E as pessoas mais carentes desse país continuam sofrendo os efeitos nefastos que a pandemia provocou na economia. Ainda tem muita gente desempregada, a fome começa a assustar, como assustou no início dos anos 90, a fome volta a ser protagonista nos problemas sociais do nosso país. Não dá mais para a gente viver contra essa polarização, onde quem sai prejudicado são aqueles que mais precisam. Está na hora de unir o nosso país. Essa vai ser a eleição da diversidade, da tolerância. Não tem mais espaço para discurso de ódio. Não tem mais espaço para a radicalização. Existem problemas que são de todos, e são esses problemas que nós vamos combater”, disse Janones.


Os comentários estão fechados.