Nota de Pesar | A Moquinha, com saudades

Foto: Edição | BLOG DO ANDERSON

  Por José Raimundo Fontes

Foi com surpresa e profunda tristeza que tomamos conhecimento do súbito falecimento de Moquinha, José Vilmar Chaves, nessa noite de sexta-feira, que parte aos 59 anos, nos deixando cheios de lembranças, de recordações, de um longo convívio nos corredores da UESB, nos babas e torneios de futebol Society e de salão, além dos papos e prosas de encontros e lutas coletivas. Já aposentado, sua vida esteve entrelaçada com a UESB, instituição na qual ingressou aos 18/19 anos, em 1979, na antiga Faculdade de Formação Professores (FFPVC), unidade que comporia aquela, juntamente com outras que foram criadas em 1980/81, em Vitória da Conquista, Itapetinga e Jequié. Nos seus afazeres cotidianos, no ambiente de trabalho, convivia com todos, educada e alegremente. >>>>.

Quando ele ingressou na FPVC, eu já era docente e também babeiro, nos momentos em que tempo permitia.

Foram muitos os babas e torneios que participamos, e sofri, como defensor, para marcá-lo. Quando jogava como atacante, era o Zico da AFUS e dos times da cidade. Depois tornou-se zagueiro, defensor, tanto em futebol de campo quanto de Salão. Estilo clássico e refinado, lembrava Luizinho, Passarela, Perfumo, um Marquinho do Paris Saint-Germain dos dias atuais. Era inimigo dos chutões e de faltas violentas. Era um nutricionista do “Futebol-Arte”.Se o destino tivesse se encontrado com ele, teria jogado em qualquer bom time do mundo, como também alguns dos seus contemporâneos, entre os quais Décio e Cebolinha, entre os professores;Valmir, Tuca e Kadu, entre os funcionários; Spok, Guto (Tia Arilma), entre estudantes.

O tempo flui, e com ele vidas e histórias se vão. Aos que ficam, cabem as boas lembranças e o reconhecimento de que somos parte de muitas relações, especialmente daquelas que nos tornaram mais humanos e sensíveis em um mundo cada vez mais brutalizado e coisificado.
Nesse momento de dor e de perda, manifesto os meus sinceros sentimentos de solidariedade a D. Dilma, sua genitora, à sua esposa, a seus filhos e irmãos, demais familiares e amigos.

Vitória da Conquista, 26/02/2022


Os comentários estão fechados.