Capital Baiana | Bolsonaro participa do lançamento da pedra fundamental nas Obras Sociais Irmã Dulce

Foto: Alan Santos | PR

O presidente da República Brasileira, Jair Messias Bolsonaro, acompanhado por ministros, participou, nesta quarta-feira (16), em Salvador, da cerimônia de lançamento da pedra fundamental da Unidade de Bioimagem das Obras Sociais Irmã Dulce. A construção vai ampliar os serviços prestados gratuitamente à população carente ofertando também procedimentos de alta complexidade como ressonância magnética, densitometria óssea e exames contrastados com mesa telecomandada. As Obras Sociais Irmã Dulce são uma instituição filantrópica que abriga um dos maiores complexos de saúde de atendimento gratuito do Brasil. Bolsonaro falou que se sente confortado pelo Governo Federal poder colaborar com o trabalho das Obras Sociais Irmã Dulce. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, comentou que a obra permitirá diagnósticos precisos por meio de equipamentos de imagem sofisticados.

O Governo Federal investiu cerca de R$ 9 milhões para que as Obras Sociais Irmã Dulce possam oferecer exames de tomografia computadorizada e ressonância. O complexo das Obras Sociais Irmã Dulce realiza, por ano, cerca de 2,2 milhões de procedimentos ambulatoriais, 12 mil cirurgias e 18 mil internações para o atendimento de patologias clínicas e cirúrgicas. A ampliação dos exames de imagem vai beneficiar pacientes como Pedro Fernandes de Jesus, 51 anos, que estava desempregado quando descobriu um câncer no rim e foi encaminhado para tratamento nas Obras Sociais Irmã Dulce. Lá, ele foi operado e recebeu tratamento. Mais à frente, teve novos tumores e retornou à instituição onde passou por nova cirurgia para retirar um rim e, atualmente, faz radioterapia.

“Os médicos daqui são pessoas maravilhosas. São cuidados que eu não vejo diferença com o de hospitais particulares. A Irmã Dulce tem um legado muito importante, ela fundou e deu o pontapé inicial, o que vem acontecendo aqui são coisas maravilhosas para o ser humano”, disse Pedro Fernandes. Antes da cerimônia nas Obras Sociais Irmã Dulce, o Presidente Jair Bolsonaro visitou as instalações do Senai Cimatec, em Salvador, que é o Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia (Cimatec) do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), departamento regional da Bahia. Logo após a visita, Jair Bolsonaro participou de almoço com empresários. Em discurso, afirmou que quem não investe em tecnologia está fadado a retornar para a idade da pedra. Revelou ainda que o Brasil tem potencial para se tornar, verdadeiramente, um grande país.


Os comentários estão fechados.