Congresso Estadual | União Nacional dos Conselhos da Educação faz congresso em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Vitória da Conquista é a sede do 24º Encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais da Educação (UNCME), evento que começou nesta segunda-feira (6). Uma Sessão Especial na Câmara Municipal de Vitória da Conquista comemorou aos 30 anos da entidade, que, na ocasião, homenageou diversas personalidades com destacada atuação na melhoria da educação. Entre os homenageados, a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, que participou da solenidade ao lado do secretário municipal de Educação, Edgard Larry Andrade Soares, do presidente da Casa Legislativa, Luís Carlos Batista de Oliveira, o Dudé.

Sheila Lemos destacou as ações da Prefeitura de Vitória da Conquista para desenvolver e fortalecer a rede municipal de ensino. “Sabemos que sozinhos não podemos fazer tudo, por isso, contamos com o apoio e atuação constante do Conselho Municipal de Educação, que tem sido um grande parceiro da Secretaria Municipal de Educação. A representatividade do Conselho abre possibilidades para que, juntos, possamos fazer muito mais”, afirmou a gestora.

O presidente da UNCME, professor Manoel Humberto Gonzaga, explicou que Vitória da Conquista tem um papel marcante na história da União, que atualmente integra 5.400 conselhos de educação.

“Sua fundação, há 30 anos, em 1992, contou com a presença da professora Conceição Meira, que é daqui de Vitória da Conquista, e de mais outros cinco vice-presidentes, que construíram uma história de sucesso. Na época talvez parecesse um sonho, hoje a Uncme é uma grande realidade”, contou. O secretário Edgard Larry, lembrou que o Conselho de Educação de Vitória da Conquista também foi pioneiro na Bahia.

“Para Vitória da Conquista é um momento especial receber conselhos de educação de toda a Bahia aqui, em nosso município. O papel dos conselhos de educação é fundamental no bom desenvolvimento dos processos educacionais de uma rede municipal de educação”, disse. De acordo com o presidente Conselho Municipal de Educação, Marco Vinícius Pires Lopes, o órgão tem encontrado as portas da Prefeitura sempre abertas para escutar e receber as demandas. “Por muitos anos os conselhos eram penalizados por não ter um bom diálogo com a gestão municipal, e de um tempo pra cá essa realidade tem mudado e estamos conseguindo avançar”, assegurou.


Os comentários estão fechados.