7 de Setembro | após dois anos sem desfile, Vitória da Conquista promove um espetáculo cheio de novidades

Fotos: SECOM | PMVC

A baixa temperatura e a garoa não intimidaram o público na manhã desta quarta-feira, 7 de Setembro: da Avenida Brumado até a Avenida Presidente Dutra, milhares de pessoas se espalharam para assistirem ao desfile cívico em homenagem aos 200 anos de Independência do Brasil. Após dois anos suspenso por conta da Pandemia do Coronavírus, o evento retomou a tradição do civismo e patriotismo que marcam a celebração desta data, trazendo ainda a valorização da Zona Rural Conquistense, com o tema “Distritos Conquistenses: contribuições e valores para o Sertão da Ressaca”. Este é o primeiro ano da prefeita Ana Sheila Lemos Andadrade em uma celebração de 7 de Setembro. Ela iniciou sua participação ainda no 9º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (9º BEIC), caminhando junto com os comandantes da Polícia Militar da Bahia até a Avenida Brumado, onde estava a concentração dos Grupamentos Militares que, tradicionalmente, abrem o desfile.

Lá, a prefeita fez a revista à tropa e recebeu uma homenagem do pequeno Arthur Gusmão, neto do ex-prefeito Herzem Gusmão Pereira [1.947 – 2.021], convidado para participar da ala infantil da Guarda Civil Municipal. De acordo com Sheila, foi emocionante abrir o cortejo como prefeita. “Esse desfile cívico é tão importante para nós, brasileiros. É o dia que a gente sente uma alegria no coração por ser brasileiro e defender esta pátria. O povo brasileiro está de parabéns por estar comemorando os 200 anos da nossa independência, é um povo aguerrido, um povo de paz. Nós temos que comemorar muito, defender a nossa pátria e amar esse Brasil mais do que nunca”, disse. O comandante do Comando de Policiamento Sudoeste, coronel Ivanildo da Silva, falou sobre a importância de manter a tradição e o otimismo para se construir um Brasil cada vez melhor.

“E digo em especial à nossa cidade de Vitória da Conquista, por essa parceria tão grande que tem conosco, da Polícia Militar. A gente entende que segurança pública não se faz somente com polícia, se faz também com todos os órgãos, todas as instituições que estejam integradas, para que tenhamos uma sociedade mais justa. E que disso a gente possa desfrutar da sensação de segurança, juntamente com todos que estão presentes, principalmente neste evento de hoje”, declarou. Quem também acompanhou a prefeita desde o início foi o presidente do Legislativo Conquistense, Luís Carlos Batista de Oliveira, o Dudé. “Primeiro a nossa gratidão a Deus, por nos permitir estar aqui depois de dois anos de pandemia avassaladora. Agradecer também por estarmos comemorando os 200 anos de independência deste país. Que o nosso Brasil seja sempre um país independente, franco, democrático, com muita liberdade”, afirmou.

Logo no início da manhã, Terezinha de Oliveira Moreira já estava posicionada em frente ao palanque oficial para aguardar o início do desfile. Mesmo tendo que se proteger do frio e da neblina, ela fez questão de estar presente no evento. “Todos os anos eu estou próxima. Ficamos dois anos sem vir, eu já estava morrendo de saudades. É a Independência do Brasil, é muito importante”, contou. Enquanto para alguns é o momento de matar a saudade do 7 de Setembro, para outros é tempo de aprender sobre a data. Foi pensando nisso que Jefter Feitosa Carmo foi para a Avenida Presidente Dutra com toda a família assistir ao desfile, pensando especialmente no significado do evento para as crianças. Jefter e a esposa, Michele, levaram até cadeirinhas de plástico para as filhas acompanharem o desfile com conforto. Valentina, de 7 anos, e Maria Luísa, de 5 anos, estavam bem acomodadas para observar a movimentação.

“Eu acho importante pra elas estarem prestigiando essa data tão importante para o Brasil e para o plano mundial. Elas sempre perguntam da bandeira, do hino, por isso é importante elas estarem inseridas nesse momento”, explicou Jefter. Como em todos os anos, a Ala Militar fez a abertura do desfile cívico. Houve participação da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil, Tiro de Guerra 06/006, do Colégio da Polícia Militar Eraldo Tinôco, Escola Municipal Tenente Coronel Manoel Joaquim Pinto Paca, Núcleo de Veteranos da Polícia Militar da Bahia, Banda de Música Maestro Valter Santa Rosa (9ª Beic), CPR Sudoeste, Grupamentos Motorizados, Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (Patrulha Solidária, Maria da Penha e viaturas históricas), Companhia Independente de Policiamento Especializado do Sudoeste (CIPE Sudoeste), 7º Grupamento de Bombeiros Milirtar e Esquadrão de Motociclistas Falcão.


Os comentários estão fechados.