Movimento Nacional | enfermeiros realizam protesto em Vitória da Conquista contra decisão do STF

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Centenas de profissionais da Enfermagem realizam protestos na manhã desta sexta-feira (9) em Vitória da Conquista. Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem manifestam contra a decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu o piso salarial aprovado pelo Congresso Nacional.

Sem a suspensão, os Enfermeiros teriam remuneração fixa em R$ 4.750. Os Técnicos 70% desse valor e Auxiliares de Enfermagem e Parteiros ganhariam 50%. O piso é uma demanda antiga da categoria que, além de protestar, promete paralisação caso ele continue suspenso.

Do Hospital Geral de Vitória da Conquista, com cartazes em mãos, os manifestantes seguem até a Praça Barão do Rio Branco puxado por um Carro de Som. A77ª Companhia Independente de Polícia Militar e o Sistema Municipal de Trânsito acompanham o movimento.

A decisão do STF vai valer até que Estados, Municípios, Governo Federal, Conselhos e Entidades do Setor informem o impacto financeiro para os atendimentos e riscos de demissões por conta da implementação do piso, o prazo é de 60 dias. O ministro tomou a decisão individualmente, mas ela será levada para análise dos outros colegas no plenário virtual. Barroso é relator de uma ação da Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos de Serviços que argumenta que o piso da enfermagem é “insustentável” e pode colapsar o setor. O ministro avaliou que há risco de piora na prestação dos serviços de saúde, especialmente no caso de hospitais públicos e Santas Casas, com a implementação do piso. As instituições indicam sinal de demissão em massa e redução de leitos ofertados. O piso seria pago pela primeira vez nesta segunda, no valor de R$ 4.750 tanto para setor público quanto privado. O valor também é usado de referência para cálculo de salário para técnicos de enfermagem (70%), auxiliares (50%) e parteiras (50%).


Os comentários estão fechados.