Educação Fiscal | Instituto de Auditores Fiscais apresenta detalhes sobre prêmio em Vitória da Conquista

Fotos: SECOM | PMVC

No final da manhã desta quinta-feira (15), a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade recebeu representantes do Instituto de Auditores Fiscais da Bahia (IAF). Durante o encontro, os presentes conversaram sobre o Prêmio IAF de Educação Fiscal, que está com inscrições abertas até o dia 31 de outubro (clique aqui para se inscrever). A premiação tem como objetivo apresentar para a função socioeconômica dos tributos e mostrar como eles podem ser usados em benefício à sociedade, além de incentivar  o desenvolvimento de atividades em parceria com entidades públicas e privadas para aperfeiçoar conhecimentos teóricos e práticos sobre educação fiscal.

Serão premiadas iniciativas nas categorias escolas, instituições, imprensa e tecnologia. Segundo a prefeita Sheila Lemos é muito importante que o cidadão entenda o que é tributo e se conscientize sobre a importância de acompanhar os gastos públicos e sobre a sua participação no processo de escolha dos planos, projetos e políticas públicas executados pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista. A prefeita citou como exemplo o acompanhamento do caixa escolar das escolas da Rede Municipal, declarando que “o treinamento e qualificação devem ser dados para quem utiliza o recurso e também para a comunidade escolar que fiscaliza”.

Para o coordenador do prêmio IAF de Educação Fiscal, Stephenson Cerqueira,  é fundamental que os contribuintes tenham acesso ao orçamento e gastos públicos de forma transparente e quando o poder público trabalha nesse sentido cumpre a Lei de Acesso a Informação do que diz as ações do governo que devem ser publicizadas de forma simples para facilitar o acompanhamento e  toda ação do governo deve ser dado publicidade de forma simples para o entendimento e acompanhamento do cidadão.  O auditor fiscal Marcelo de Azevedo Moreira, que atua em Vitória da Conquista, também esteve presente no evento.


Os comentários estão fechados.