Destaque na Cidade | caminhada celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência em Vitória da Conquista

Fotos: SECOM | PMVC

Com o objetivo de mobilizar a sociedade conquistense sobre a importância da acessibilidade e da inclusão como direitos da pessoa com deficiência, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMDPD) realizou nesta quarta-feira (21), uma caminhada passou pelas ruas do centro da cidade com o objetivo de chamar a atenção para o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A caminhada fez parte da campanha Setembro Verde, cujo tema é: “Por uma Conquista acessível, inclusiva e anticapacitista”.

O presidente da Associação de Surdos de Vitória da Conquista, Murilo Nunes, disse que a sociedade precisa eliminar as barreiras estruturais que têm dificultado a mobilidade das pessoas com deficiência, e também as sociais, que impedem o acesso ao mercado de trabalho, ao ensino e ao lazer. “Precisamos juntar parceiros para garantir que nossos direitos sejam respeitados, não só aqui em nossa cidade, mas em todo o Brasil”, declarou Murilo.

A ação contou com parcerias da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Associação Conquistense de Integração do Deficiente, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) pae, Escola Municipal Padre Aguiar, Associação Conquistense para Atendimento Especializado a Pessoa Autista, Associação Conquista Down e Associação de Surdos de Vitória da Conquista. Na agenda do Conselho da Pessoa com Deficiência constam outras ações com a mesma finalidade.

Uma delas será no próximo dia 24, no Colégio Estadual Abdias Menezes, pelo Dia de Luta da Comunidade Surda. O encerramento das atividades será no dia 28 de setembro, com uma ação na Estação Herzem Gusmão, a partir das 8h30. “Para nós, este movimento de sair as ruas é muito importante para mostrar a luta da pessoa com deficiência. Nós aproveitamos para agradecer ao Simtrans pelo apoio ao nosso movimento”, avaliou o presidente do CMDPD, Hebert Roni.


Os comentários estão fechados.