Medicina Veterinária | Clínica da UniFTC realiza castrações de animais acolhidos em Vitória da Conquista

Fotos SECOM | PMVC

As ações de castração de animais foram retomadas gradativamente, nesta quinta-feira (22), pelo Clínica-Escola de Medicina Veterinária da UniFTC Centro Universitário, em Vitória da Conquista. A prefeita Ana Sheila Lemos Andrade acompanhou o processo, que inicialmente foram realizadas 18 castrações de cachorros machos. “Estamos iniciando essa parceria e assim nós vamos seguir, sucessivamente, com essas castrações aqui no município, de forma a controlar o crescimento dessa população de animais. Agradeço mais uma vez a parceria com a UniFTC e aos protetores de animais aqui de Vitória da Conquista, por fazerem esse trabalho tão importante”, destacou a prefeita. O protetor independente Ronaldo Barbosa resgatou um animal que vivia nas ruas e fez o cadastro assim que soube da ação de castração.

“Ele estava na rua sofrendo e eu peguei, levei pra casa, os amigos da ONG me ajudaram a cuidar e eu estou grato por isso. Como ele está com pouco mais de um ano, já está começando a procurar cachorrinhas no cio, é bom que esteja castrado”, afirmou Ronaldo. Para Ronaldo Santos, que também é protetor, a castração do seu cachorro Tito vai evitar o aumento do número de animais nas ruas. “Eu fiz o cadastro no site da prefeitura e entraram em contato comigo para trazê-lo para a castração hoje. A gente vai ficar mais tranquilo em casa e o cachorro fica até mais dócil”, afirmou ele.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Ramona Cerqueira Pereira, a castração iniciou com os animais machos, mas em breve também será disponibilizada para as fêmeas. “Tenho certeza de que essa parceria, que está começando agora, vai se consolidar ao longo do tempo, e é de grande relevância para a saúde pública do município, pois significa menos animais abandonados nas ruas e menos possibilidade de transmissão de doenças”, destacou. Na próxima quinta-feira (29), a ação continua na Clínica Escola com a esterilização de gatos machos. Nesse primeiro momento, as castrações dos animais ainda não estão abertas para o público geral, pois estão direcionadas às Organizações Não Governamentais (ONGS) e protetores independentes que acolhem cães e gatos abandonados.


Os comentários estão fechados.