Destaque Cultural | 15ª edição da Mostra Cinema Conquista é lançada oficialmente no Café com Cinema

Fotos: SECOM | PMVC

Com a realização do Café com Cinema, na noite desta terça-feira (8), no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, está oficialmente lançada a 15ª edição da Mostra Cinema Conquista, que ocorrerá entre os dias 15 e 18 de novembro. Depois de dois anos de ausência, devido à Pandemia de Coronavírus , o evento traz novamente às discussões o tema “Um olhar para o novo cinema”. O público que se interessa pelo cinema, e que o olhar vai além da maioria das produções encontradas nas plataformas de streaming e no circuito comercial das salas de shopping centers, poderá ter acesso a filmes nacionais em estilos variados, produzidos e lançados nos últimos dois anos. Ao todo, serão exibidos 29 filmes, sendo 10 longas-metragens e 19 curtas, que abordam temáticas contemporâneas como gênero, racismo, bullying, questões indígenas e ambientais. Há documentários, filmes de ficção, animações, filmes de terror, entre vários outros estilos. As produções vêm de estados como Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Santa Catarina, São Paulo e Bahia. Entre as produções de cineastas baianos, há sete filmes feitos em Vitória da Conquista.

Um deles é o multipremiado longa Alice dos Anjos (2021), dirigido por Daniel Almeida e com trilha sonora do maestro João Omar, que será exibido na noite de abertura da Mostra, no dia 15. E há ainda mais seis curtas rodados no município, a exemplo de Veneno (2021), de Kauan Oliveira, e Central de Memórias (2021), de Rayssa Coelho e Filipe Gama. Como sempre ocorre nas edições da Mostra, serão três sessões por dia, às 15, 18 e 20 horas, cada uma com a exibição de um longa antecedido por um, dois ou até três curtas. Das 300 poltronas fixas da sala de projeção do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, a organização do evento vai acrescentar mais 80 cadeiras, o que permitirá que cada sessão tenha capacidade para abrigar aproximadamente 400 pessoas. “A Mostra sempre direciona o olhar para filmes autorais que mostram diversos valores estéticos e artísticos, e também com discussões muito atuais”, avaliou o coordenador-geral do evento, Esmon Primo. A última sessão, a ser realizada no dia 18, terá o longa Marte Um (2022), de Gabriel Martins, que está entre os filmes cotados para concorrer à vaga de representante brasileiro na disputa pelo Oscar de melhor produção internacional.

Presente ao Café com Cinema, o cantor e compositor Xangai, como é conhecido Eugênio Avelino Lopes Souza,secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sectel), comentou sobre o retorno da Mostra após a Pandemia, ausência que ele considerou “apenas uma fermata, menos que uma pausa”. Segundo o secretário, a volta do evento, em formato presencial, é algo a ser comemorado numa cidade como Vitória da Conquista, que já reuniu tantas figuras relevantes no campo das artes audiovisuais. “Hoje é um encontro para confirmar que a Mostra Cinema Conquista é uma realidade. É uma atração calendarizada”, afirmou. “Tivemos e temos artistas de teatro como Gildásio Silveira, saudoso e querido, e Jorge Melquisedeque, que era um interessado em cinema. E também a pedra fundamental do cinema nacional, Glauber Rocha. Esta é uma maneira de a gente reconhecer e celebrar tantos adeptos, tantos participantes dessa coisa maravilhosa que se chama cinema”, concluiu Xangai, que estava acompanhado do coordenador municipal de Cultura, Alecxandre Magno Celeste Bacelar.

Atividades formativas

Além das sessões de cinema, a programação trará atividades formativas como mesas temáticas, conferências, cursos e oficinas com cineastas, professores e profissionais do universo audiovisual. Este ano, entre as novidades, será oferecida uma oficina de animação e motion 3D, ministrada pelo cineasta e animador Lan Morais. As aulas devem ocorrer entre os dias 15 e 18, sempre das 14h às 18h, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Como explicou a coordenadora de atividades formativas, Tamara Chequer, a intenção da equipe foi estimular reflexões sobre a produção cinematográfica contemporânea e, ao mesmo tempo, garantir uma oficina que de fato estivesse sintonizada com as demandas do mercado de trabalho no setor audiovisual. “Apesar das dificuldades, as pessoas estão produzindo”, afirmou Tamara.


Os comentários estão fechados.