Saúde Pública | parceria entre E2 e FASA viabiliza Unidade de Saúde Escola em Vitória da Conquista

Fotos: SECOM | PMVC

Como parte das comemorações dos 182 anos de Vitória da Conquista, a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade e representantes da Faculdade Santo Agostinho (FASA) e da E2 Engenharia entregaram, na manhã desta quinta-feira (10), a Unidade de Saúde Escola dos Campinhos, em uma área total de 640 m² e 293m² de área construída, que irá beneficiar cerca de 8.500 moradores dos residenciais Margarida, Parque das Flores, Campo, Campo Verde, Lagoa Azul I, II e III. “Se hoje estamos aqui realizando esse sonho, é porque muitas mãos trabalharam por esse projeto. Quero agradecer à FASA e a E2 por essa parceria, e parabenizar a comunidade por estar recebendo a primeira Unidade de Saúde escola, um equipamento de primeiríssima qualidade, que não tem só boas instalações, mas também equipes muito comprometidas e que prezam pela qualidade do atendimento humanizado”, afirmou a prefeita.

“É com satisfação que a E2 Engenharia entrega esse empreendimento. Por três mãos, da Prefeitura, FASA e E2, que desenvolvemos esse projeto, assim, a E2 cumpre a sua função social de fazer obras para os que mais precisam”, enfatizou o empresário Luiz Edmundo Souza Gomes, da E2 Engenharia. A Unidade de Saúde Escola dos Campinhos já está em funcionamento e também será um campo para a prática de estágio dos alunos de medicina da FASA, do primeiro ao último semestre. “Esse momento é uma felicidade plena! Agradeço muito a nossa prefeita, porque hoje estamos inaugurando um equipamento inovador na saúde pública do Brasil, pouquíssimas são as cidades e faculdades de medicina que possuem uma Unidade Escola, e é importantíssimo esse movimento graças ao olhar da nossa prefeita em fazer pelo povo e cultivar uma boa saúde no município”, afirmou o coordenador do curso de medicina da FASA, professor Geraldo Lino Júnior.

A Unidade de Saúde era uma reivindicação antiga da comunidade da região, que sonhava com a ampliação do atendimento na Atenção Primária. A moradora do Povoado do Simão e também presidente do Conselho de Saúde local, Eugênia Barros, disse que a comunidade está contente com a conquista. “Vai melhorar bastante, os moradores dos condomínios que estavam descobertos agora vão ter atendimento e espero que atenda todos. A gente está muito feliz com essa conquista”, ressaltou. “Só de atender os condomínios já vai ser maravilhoso, porque vai ajudar a desafogar o outro posto. É benefício pra comunidade inteira e vai agradar a todo mundo. Estou muito feliz, é uma maravilha!”, comemorou Marlene Simões, moradora do bairro Campinhos.

A Unidade de Saúde Escola contará, inicialmente, com uma equipe de saúde composta por Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Auxiliar Administrativo e Auxiliar de Serviços Gerais, além de atendimentos médicos oferecidos pela parceria com a Faculdade Santo Agostinho. Todo o aporte financeiro para manutenção dessa equipe e desse equipamento será com recursos próprios do município.

A estrutura da Unidade dos Campinhos é ampla e possui dois consultórios médicos, dois consultórios de enfermagem, um consultório odontológico, salas de expurgo e esterilização, sala de procedimentos, sala de vacina, sala de reunião, farmácia, sala de curativo, área de convivência, almoxarifado, copa e recepção. Todos os espaços possuem acessibilidade e atendem as recomendações dos órgãos de vigilância sanitária.


Os comentários estão fechados.