Obra Literária | Durval Menezes lança livro que reúne 50 personagens femininas em Vitória da Conquista

Fotos: SECOM | PMVC

“A Conquista das Mulheres: Passado e Presente” é o décimo livro assinado por Durval Lemos Menezes e lançando durante o estival de Educação e Cultura de Vitória da Conquista na tarde da sexta-feira (11). Com prefácio assinado pelo secretário da Educação Edgard Larry Andrade Soares, no qual a descreve como “um voo longínquo e gostoso de se ler, porque nos transporta até imagens vívidas, bem definidas de mulheres que fizeram e fazem histórias marcantes em nossa terra”, a obra traz registros biográficos de cinquenta personagens femininas reunidas pelo autor.

“Todas elas são dignas e merecedoras da participação neste livro”, afirmou Durval, que definiu Vitória da Conquista como “uma cidade das mulheres, a começar pelo seu próprio nome, pois Vitória é um nome de mulher”. No livro, o autor compõe uma lista que reúne desde Nossa Senhora, considerada por ele “a primeira mulher de Conquista”, a outras personagens que não são exatamente conquistenses, como Maria Quitéria, “símbolo da independência da Bahia”, e Irmã Dulce, “o Anjo bom da Bahia”. Durval elenca mulheres que ele define como a “Conquista antiga” e a “Conquista moderna”. Em ambos os campos, há personagens femininas que atualmente nomeiam instituições de ensino, como Maria Rogaciana, Maria Leal, Iara Cairo, Edivanda Maria Teixeira, Henriqueta Prates e Heleusa Câmara, entre outras.

Há pessoas que hoje nomeiam logradouros públicos, como Laudiceia Gusmão. Também há forte presença de figuras contemporâneas, como a fotógrafa Edna Nolasco [cujo falecimento, por consequências da COVID-19, completou um ano no mesmo dia 11 de novembro em que o livro foi lançado], a professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) Ana Palmira Casimiro, a mantenedora da Casa do Amor, Maria do Carmo Cândido, a “Carminha”, a ex-vereadora, ex-vice-prefeita e ex-secretária municipal de Desenvolvimento Social, Irma Lemos Andrade, e a própria prefeita Ana Sheila Lemos Andrade.

“Fico muito lisonjeada por fazer parte e por ter um capítulo neste livro, como também minha mãe, a ex-vice-prefeita Irma Lemos”, agradeceu a chefe do Executivo Municipal. “É uma história muito rica em detalhes. Tenho certeza de que os conquistenses vão apreciar muito a leitura, porque o livro conta a história dessas mulheres fortes e guerreiras que ajudaram a construir a nossa Joia do Sertão Baiano, que é a nossa querida Vitória da Conquista”, complementou Sheila, ao comentar sobre o livro. O livro foi impresso com recursos municipais, numa tiragem de mil exemplares, e não pode ser comercializado. Uma parte ficará com o autor.

A outra será tombada pelo Município de Vitória da Conquista, que se encarregará de distribuir os livros entre instituições de ensino e bibliotecas. Nascido no distrito do Iguá, Durval Menezes foi secretário municipal de Educação e Cultura no governo do prefeito Nilton Gonçalves, entre 1971 e 1973. É autor de obras que têm em comum o registro de personagens e aspectos sociais da história conquistense. Entre seus lançamentos, destacam-se O Poeta do Mulungu, A Conquista dos Coronéis e O Pedralismo: Um Fenômeno Social, entre outros.


Os comentários estão fechados.