Centro Universitário UniFTC | cursos de Farmácia e Nutrição combatem o diabetes em Vitória da Conquista

Fotos: SECOM | PMVC

A Farmácia da Família do bairro Brasil e os Cursos de Farmácia e Nutrição do Centro Universitário UniFTC promoveram, na sexta-feira (10), uma ação de prevenção e combate ao diabetes para os pacientes. A atividade antecipou as ações pelo Dia Mundial da Diabetes, comemorado anualmente no dia 14 de novembro. Sob a supervisão dos professores, os alunos do 8º e 10º semestres orientaram os usuários sobre a importância de escolhas alimentares inteligentes e hábitos saudáveis.

Além disso, os pacientes que possuíam o diagnóstico de diabetes também passaram por consulta farmacêutica e nutricional, avaliação da glicemia, tipagem sanguínea e aferição da pressão arterial. Dona Maria Lene Pinheiro, 70 anos, é diabética e foi abordada na ação no momento em que fazia a retirada de insumos. “Vim buscar a fita e a lanceta, topei com esse serviço aqui e fiquei feliz.

Gostei muito da consulta, passei pelo nutricionista e daqui a alguns dias volto para ver o controle do diabetes”, contou ela. De acordo com a coordenadora de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde, Halanna Rocha Ferraz, essas ações reforçam ainda mais a assistência que já é prestada ao paciente diabético pelas Farmácias da Família.

“As farmácias são equipamentos de saúde e também podemos trabalhar com prevenção e promoção à saúde. A nossa intenção nessas parcerias com instituições de ensino, a exemplo da UniFTC, é promover ainda mais oportunidades para que os pacientes diabéticos possam fazer o controle da doença e proporcionar também a prática de campo para esses futuros profissionais da área”, destacou Halanna.

A professora do curso de Farmácia, Fabiely Gomes da Silva Nunes, afirmou que a instituição busca promover constantes atividades de educação em saúde para contribuir com a saúde da população. “Hoje temos um número muito grande de diabéticos em todo o país e por isso trazemos essas ações para orientar às pessoas que vêm buscar o serviço da farmácia”, explicou a professora, que complementou: “A UniFTC já tem outras parcerias com a Prefeitura, então a gente sempre desenvolve ações conjuntas por conta das disciplinas e é um ótimo campo de prática para os nossos alunos”.


Os comentários estão fechados.