Mostra Cinema Conquista | 15ª edição chega ao fim com clima de reencontro em Vitória da Conquista

Fotos: SECOM | PMVC

Desde a abertura, na terça-feira (15), com a exibição do longa-metragem Alice dos Anjos (Daniel Almeida), até esta sexta-feira (18), quando foi exibido Marte Um (Gabriel Martins), cerca de 1.500 pessoas passaram pelo Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima para assistir aos 29 filmes, entre curtas e longas (7 deles produzidos em Vitória da Conquista), que constaram da programação da 15ª Mostra Cinema Conquista. Contabilizando-se ainda as pessoas que se inscreveram nas atividades formativas, a exemplo de conferências, curso de produção de curta-metragem e oficina de animação, registrou-se a participação de pelo menos mais 50 personalidades.

Para viabilizar essas atividades no retorno da Mostra, após dois anos de ausência em razão da Pandemia do Coronavírus, os organizadores contaram com o apoio financeiro da Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. “A gente fez um formato da Mostra em tamanho menor”, disse o coordenador-geral, Esmon Vieira Primo, ao se referir às dificuldades impostas pela ausência de recursos federais significativos para a realização do evento, algo que, segundo ele, não chegou a comprometer o interesse das pessoas pelos filmes mostrados. “Tivemos uma aceitação e uma participação de um público muito interessante. A gente enxerga que isso ocorreu por inserirmos as produções locais”, analisa Esmon.

O coordenador avaliou que, diante da necessidade de seguir um formato mais enxuto, os recursos repassados pela Prefeitura foram essenciais. “Em junho, tivemos uma conversa com a prefeita Sheila Lemos, junto com o secretário Xangai  Eugênio Avelino Lopes Souza] e o coordenador Alecxandre Magno”, relatou Esmon. “A partir desse entendimento conjunto, foi possível dar este apoio, que foi o suficiente para este formato. A gente agradece muito por esse entendimento da Prefeitura”, afirmou ainda o coordenador do evento.

Ao analisar o retorno da Mostra Cinema Conquista ao calendário de eventos pós-pandemia, Xangai demonstrou grandes expectativas para o futuro. “Ver o Centro de Cultura lotado de pessoas interessadas em ver essa oferta de filmes me deixa confiante, na certeza de que, para adiante, nós vamos ter mostras de cinema muito mais ricas. Para tanto, creio que a Prefeitura, que já apoia, deva arrumar uma maneira de ter um recurso ainda maior para trazer atrações ainda mais contundentes e mais significativas”, analizou o titular da SECTEL. “Vitória da Conquista e sua mostra de cinema conquista. E conquistam, mesmo”, arrematou.

Entre essas conquistas, Xangai menciona o crescimento do prestígio da Mostra Cinema Conquista, tanto em nível nacional quanto internacional. Por ser realizado num município com população de 343,6 mil habitantes, onde nasceu o cineasta Glauber Rocha (1939-1981), o evento pode se aproximar, em termos de repercussão, de um festival de cinema como o de Gramado (RS), cuja população é de 36,8 pessoas. “Gramado é uma cidade pequena e tem um festival que é conhecido internacionalmente. Eu penso que nós podemos transformar a Mostra Cinema Conquista em algo muito gigantesco. Algo muito importante para o nosso município, o nosso estado e o nosso país”, aposta Xangai.


Os comentários estão fechados.