Eleições 2022 | Moraes nega pedido do PL contra urnas e multa coligação de Bolsonaro em quase R$ 23 milhões

Foto: LR Moreira | TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, negou o pedido de verificação extraordinária do resultado do 2º Turno das Eleições 2022 nesta quarta-feira (23). Esse pedido foi apresentado na terça-feira (22) pelo Partido Liberal, partido do presidente da República Brasileira Jair Messias Bolsonaro. O ministro considerou que a ação do partido não traz qualquer indício ou prova de fraude que justifique a reavaliação de parte dos votos registrados pelas urnas. O ministro condenou a coligação da campanha à reeleição do presidente Jair Bolsonaro a pagar uma multa de quase R$ 23 milhões por litigância de má-fé, quando a Justiça é acionada de forma irresponsável. Moraes determinou ainda o bloqueio imediato do fundo partidário até que a multa seja paga. A ação do partido de Bolsonaro é baseada no relatório de uma consultoria privada que diz que as urnas anteriores ao modelo 2020, que têm um número de série único, deveriam apresentar um número individualizado, e que isso não permitiria que esses equipamentos passassem por uma auditagem, o que é desmentido por uma série de especialistas e entidades fiscalizadoras. Confira a reportagem na íntegra.

Na terça, ao receber o pedido do PL, o presidente do TSE deu 24 horas para o partido entregar os dados completos da consultoria, inclusive do primeiro turno, já que ambos os turnos usaram as mesmas urnas. Mas o partido nao incluiu o primeiro turno na auditoria – o que, na prática, levaria ao questionamento da eleição da bancada do PL: a maior da Câmara.

Na decisão desta quarta, Moraes classificou o pedido do PL de esdrúxulo, ilícito e realizado de maneira inconsequente. Disse que o partido atentou contra o Estado Democrático de Direito e usa o pedido para incentivar movimentos criminosos e antidemocráticos que estão ocorrendo nas estradas, inclusive com uso de violência.

O presidente do TSE esclareceu ainda que é descabida a afirmação de que as urnas possuem o mesmo número de identificação, o que impediria o rastreamento, e que isso “só pode ter sido levantado por ignorância, o que não parece ser o caso, ou má-fé”.

Moraes afirmou que os argumentos do PL são absolutamente falsos, já que todas as urnas utilizadas nas eleições 2022 assinam digitalmente os resultados com chaves privativas de cada equipamento. E essas assinaturas são acompanhadas dos certificados digitais únicos de cada urna. Portanto, a partir da assinatura digital é possível rastrear a origem dos arquivos.

O ministro afirmou ainda que não faz sentido verificar os votos do segundo turno apenas para presidente da República, porque é impossível dissociar um turno do outro, sendo que os equipamentos foram usados nos dois turnos.

Moraes determinou que a corregedoria do TSE apure se houve crime eleitoral. O ministro ainda determinou que o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e o engenheiro Carlos Rocha sejam investigados no inquérito das mílicias digitais no STF por conduta potencialmente criminosa.

Informações do Jornal Nacional.


Os comentários estão fechados.