Momento da Saúde | Novembro Azul com Ação Social de Atenção ao Diabético em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A Santa Casa de Misericórdia de Vitória da Conquista recebeu mais uma edição do Novembro Azul. A Ação Social de Atenção ao Diabético aconteceu em parceria com o São Lucas Day Hospital. A atividade destacou o Dia Mundial da Diabetes, e integrou a campanha “Novembro Azul – Um olhar sobre o Diabetes”. Durante toda manhã do dia 11 de novembro, pacientes que foram à Santa Casa, teve acesso, gratuitamente, a serviços como o teste do fundo do olho, a triagem auditiva, avaliação do pé diabético e aferição de glicemia.

Segundo a organização do evento, no mínimo, foram realizados 300 atendimentos. “Essa iniciativa serviu para despertar a consciência na população de que o diabetes pode ser evitado e, no caso dos diabéticos, a doença pode ser controlada para não desencadear complicações”, destacou o oftalmologista, Cristiano Diniz. Presente no evento, a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade fez questão de destacar: “é a comunidade que sai ganhando com ações como essa que aconteceu aqui hoje”.

Sheila também enfatizou a importância de parcerias na área da saúde. “É por meio dela que a gente consegue dar vazão à demanda do município, fazendo com que as pessoas sejam atendidas de pronto. Então, a Prefeitura está sempre aberta as parcerias, como a que temos com a Santa Casa, há muito tempo, e clínicas particulares da cidade”, disse. A parceria também foi reconhecida pelo provedor da Santa Casa, Abmael Alves Brito, que agradeceu a presença da prefeita e da secretária no evento.

“Ter a Prefeitura como parceira da Santa Casa é fundamental. A Prefeitura, enquanto gestora da saúde, e nós, enquanto instituição filantrópica, devemos ter esse diálogo, essa parceria, sempre muito bem-vinda e que beneficia a população”, comentou. Por falar em benefício para a população, a aposentada Vera Lúcia Santana fez questão de participar da ação. “E foi muito importante para mim, porque muitos exames que eu precisava fazer, consegui fazer aqui de forma rápida”, afirmou. Oftamologista, a doutora Rosa Aurich dividiu o seu tempo com a sua musicalidade.


Os comentários estão fechados.