Biblioteca Municipal | Fundação Pedro Calmon doa livros, óculos para leitura instantânea em Vitória da Conquista

Foto: SECOM | PMVC

‎A Biblioteca Municipal José de Sá Nunes recebeu, nesta quarta-feira (30), 100 novos livros, computador, um dispositivo para Leitura de livros em formato digital e um óculo para Leitura instantânea. Os títulos e equipamentos eletrônicos foram doados pela Fundação Pedro Calmon e adquiridos com recursos da Lei Aldir Blanc, que foi criada para o fomento da cultura durante o período de Pandemia do Coronavírus. A prefeita Ana Sheila Lemos Andrade assinou o termo que oficializa na tarde desta quarta-feira (30), e falou sobre a importância do material. “A Biblioteca atende não somente às crianças da nossa rede municipal, mas também todos que queiram ir à nossa Biblioteca.

Temos lá vários eventos, como sarau e projeto de Leitura para cegos. Agora, com esses óculos, em que a própria pessoa que tem a deficiência visual pode ter a sua liberdade de escolher uma obra e conseguir adentrar nesse mundo de sonhos, que é o mundo da Leitura, isso é muito importante em nosso município. Então é agradecer essa parceria e deixar à disposição da comunidade conquistense, que todos possam ir lá usufruir dessas novas tecnologias na nossa Biblioteca Municipal.” Segundo a assessora técnica da Fundação, Laura Carmo, a escolha das Bibliotecas para essa doação é uma forma de fazer com que os recursos da Lei sejam destinados diretamente para a comunidade. “No caso de Vitória da Conquista, a Biblioteca Municipal está recebendo os Óculos OrCam porque é um espaço visitado por pessoas cegas e onde também são desenvolvidos projetos para esse público”, explicou. A gerente da Biblioteca, Jeane Mary Soares Rocha, que tem baixa visão, foi a primeira a experimentar os óculos para Leitura e ficou emocionada ao ouvir o dispositivo fazer a Leitura do texto que tinha em mãos e também ao perceber que o equipamento é capaz de fazer áudio descrição das pessoas próximas, mencionando, inclusive, as cores das roupas usadas por elas.

“É muito importante dar acesso ao bem estar das pessoas que têm deficiência, já que a Leitura não é somente o ato de entretenimento, mas de informação, de conhecimento e de bem estar”. Jeane também falou sobre a parceria que já existe com a Associação Conquistense de Integração do Deficiente (ACIDE)e da possibilidade da ampliação do acesso à Leitura para outras pessoas com deficiência visual. Para o secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Eugênio Avelino Lopes Souza, o Xangai, é uma alegria ter recebido também um computador e um dispositivo para Leitura de livros digitais. Ele também agradeceu à Fundação Pedro Calmon pelo reconhecimento do trabalho prestado pela Biblioteca na difusão do conhecimento.


Os comentários estão fechados.