Momento de Homenagens | Durval Menezes apresenta “A Conquista das Mulheres: passado e presente”

Fotos: SECOM | PMVC

O saguão do Planetário Professor Everardo Publio de Castro, que fica no Centro Cultural Glauber Rocha, foi palco de homenagens prestadas a duas personalidades nascidas no Distrito de Iguá, Zona Rural de Vitória da Conquista: a ex-vice-prefeita Irma Lemos Santos Andrade e o historiador e escritor Durval Lemos Menezes. O evento, que aconteceu na tarde desta quarta-feira (7), contou com a presença da prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, autoridades, familiares e amigos dos homenageados, muitos também originários do Iguá. Promovido pela Secretaria Municipal de Educação, o evento rendeu, além das homenagens, o encontro de personagens do livro de Durval, intitulado: “A Conquista das Mulheres: passado e presente”.

A obra foi lançada no mês de novembro, no 1º Festival Municipal de Cultura e Educação e traz registros biográficos de 50 mulheres que compõem a história de Vitória da Conquista. Nascida no Iguá, no Povoado de Lagoa de José Luís, Irma Lemos rememorou os primeiros passos na política, habilidade a qual atribui ter aprendido com o tio, Dante Menezes, pai de Durval. Irma é personagem importante do livro, que destaca sua trajetória como a primeira vice-prefeita e primeira mulher a assumir a Prefeitura de Vitória da Conquista, por ocasião das férias do então prefeito, Herzem Gusmão Pereira [1.947 – 2.021].

A prefeita demonstrou emoção ao ver a trajetória de sua mãe reconhecida e contada na obra de Durval. Sheila ainda mencionou a ocasião de ter assumido a Prefeitura de Vitória da Conquista que, a exemplo de sua mãe, procura governar com trabalho e responsabilidade. “Vejo com muita alegria as homenagens feitas à minha mãe sendo acompanhadas por tantos amigos. Ela sempre fez tudo com muito amor e dedicação, desde quando era uma “menina da Lagoa de José Luís”, destacou Sheila. Antes da sessão de autógrafos,

Durval Menezes discursou sobre as personagens do seu livro e comentou sobre o caráter de uma gestão liderada por uma mulher. “Sheila soube com sabedoria e com competência, buscar uma bela composição para seu governo, pois herdou de Irma o seu perfil democrático. Um líder se faz pela vontade do povo e Vitória da Conquista é feita por mulheres cultas e dinâmicas que estão muito bem representadas aqui”, declarou o memorialista. Ao final da cerimônia, a ex-vice-prefeita Irma e o autor Durval foram presenteados com uma placa pela prefeita e pelo anfitrião do evento, o secretário de Educação, Edgard Larry Andrade Soares.

Nascido no distrito de Iguá, Durval Menezes foi secretário municipal de Educação e Cultura no governo do prefeito Nilton Gonçalves, entre 1971 e 1973. É autor de obras que têm em comum o registro de personagens e aspectos sociais da história conquistense. Entre seus lançamentos, destacam-se O Poeta do Mulungu, A Conquista dos Coronéis e O Pedralismo: Um fenômeno social. O livro foi impresso com recursos municipais, numa tiragem de mil exemplares, e não pode ser comercializado. Uma parte ficará com o autor. A outra será tombada pela Prefeitura, que se encarregará de distribuir os livros entre instituições de ensino e bibliotecas.


Os comentários estão fechados.