Festa na Praça | Encontro de Ternos de Reis, Dança de Salão e Mulher no Samba encerram o Natal Conquista de Luz

Fotos: SECOM | PMVC

Na sexta-feira (6), quando se comemora o Dia de Reis, para marcar a tradição, os visitantes que prestigiaram a última noite do Natal Conquista de Luz, na Praça Presidente Tancredo Neves, foram convidados a cair na folia do reisado, durante o encontro de quatro grupos de Terno de Reis de Vitória da Conquista. A prefeita Ana Sheila Lemos Andrade estava entre o público, apreciando o espetáculo, e aceitou o convite. Sheila acompanhou o cortejo dos grupos de Terno de Reis por dentro da Praça Tancredo Neves, ainda inteiramente decorada com as luzes de Natal. Em todo o trajeto, ela parou para cumprimentar e tirar fotos com a população. Ao fim do percurso, a prefeita chegou a entrar na roda da folia de reis, entre instrumentistas que dançavam e entoavam flautas, caixas e zambumba. “Hoje, Dia de Santo Reis, encerramento dos festejos do Natal, e nós estamos com a família conquistense aqui na praça. Milhares de pessoas passaram aqui para contemplar a beleza que está a ornamentação natalina. E muito importante a apresentação dos Ternos de Reis, lindíssima, mostrando a nossa cultura, que é uma cultura muito forte, muito enraizada, uma cultura sertaneja da qual nos orgulhamos tanto”, afirmou Sheila Lemos.

O Dia de Reis celebra a data em que os Santos Reis Magos chegaram ao local onde o menino Jesus nasceu, segundo a tradição cristã. Quatro grupos de Terno celebraram a data encerrando o Natal Conquista de Luz: “Os Netos de Guena”, do Povoado de Itaipu, “Raio de Sol”, do Miro Cairo, “Reconhecido de Belém”, do povoado de Dantilândia, e “Março São Sebastião Estrela Dalva”, do bairro Jardim Copacabana. Este último é comandado pelo mestre Marcos Florentino, que herdou a tradição dos seus pais e fala do sentimento de quem se apresenta na praça pública no Dia de Reis. “O primeiro Terno de Reis que meu pai apresentou foi aqui, na praça. Depois de meu pai, foi a minha mãe que apresentou. E agora, eu. Para mim, é uma coisa boa demais, é uma coisa bonita. A gente sai nas casas cantando, todo mundo adora, de porta aberta pra nós. Eu só largo a minha tradição de Reis no dia que eu fechar meu olho, no dia que Deus falar: ‘Agora você não aguenta mais”, comentou. Uma das pessoas que foram prestigiar a última noite do Natal Conquista de Luz e aproveitar para dançar a folia do reisado e tirar fotos na praça, Jussara Santos da Silva compareceu com toda a família para se despedir das atividades.

“A programação natalina está fantástica, gostei muito. Mantendo a tradição, muito bacana manter essa tradição de Terno de Reis”, avaliou. A programação da noite também contou com um espetáculo de dança na Casa Memorial Governador Régis Pacheco, com o tema “Raízes: uma abordagem das origens da dança de salão”. A professora Laire Carvalho explicou: “Trazer um pouquinho das danças de salão, a gente sabe que é um conjunto de danças, em que entra o tango, bolero, o samba de gafieira, a lambada, a kizomba, que são danças a dois”. E de acordo com o também professor de dança Dhones Lacerda, a participação no Natal Conquista de Luz foi uma oportunidade de levar ao público conquistense mais conhecimento sobre os estilos e a história da dança de salão. “Ficamos muito gratos pela oportunidade”, disse. Para coroar o sucesso da programação de Natal promovida pela Prefeitura, a noite foi encerrada com a apresentação do grupo musical “Mulher no Samba”. A apresentação agradou a todos os que ficaram na praça, mesmo com a chuva, que não intimidou a plateia a cantar e dançar ao som das artistas.


Os comentários estão fechados.