AGENDA EM ITABERABA | governador em exercício Geraldo Júnior inaugura recuperação do Aeródromo

Fotos: Mateus Pereira | GOVBA

Em sua primeira agenda como governador em exercício, desde o embarque do governador Jerônimo Rodrigues Souza para a missão internacional do Governo da Bahia na China, Geraldo Alves Ferreira Júnior, inaugurou, nesta quinta-feira (30), as obras de recuperação do aeródromo de Itaberaba, no território Piemonte do Paraguaçu. O terminal passou por obras de restauração da pista, cerca, taxiway e pátio de aeronaves, recebeu sinalização horizontal e vertical, receptivo e portão de acesso, o investimento foi superior a R$ 6 milhões. O equipamento beneficia também aos municípios vizinhos. Realizadas pela Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (SEINFRA), as obras melhoraram ainda a acessibilidade da região do aeródromo. “Mais um aeródromo público para que a gente possa entregar à sociedade civil, para poder servir para o turismo, para a segurança pública e a saúde quando for necessário. Com certeza esse modelo vai servir para todos os estados da federação”, declarou Geraldo.

“Estamos entregando esse equipamento aqui à população de Itaberaba e toda região. Só nessa região nós temos mais duas pistas sendo recuperadas, em Ruy Barbosa e Piritiba nessa mesma licitação, totalizando R$ 21 milhões em investimentos”, explicou o secretário da infraestrutura, Sérgio Brito, que também participou da inauguração. Após a inauguração, o governador em exercício seguiu para o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, onde acompanhou mais uma edição da fase participava do Programa Plurianual (PPA) 2024- 2027, realizada em Itaberaba. O evento reuniu representantes dos municípios do território Piemonte do Paraguaçu e contou com apresentações culturais, além da exposição e debate de temas de interesse do território. “Mais uma edição PPA, a oitiva é a consulta dos movimentos sociais, da sociedade civil, do nosso povo. É mais uma forma de ouvirmos a população, é o maior programa nacional de consulta, um programa democrático que tem a participação de todos”, frisou Geraldo Júnior.

“Nós estamos no quinto PPA participativo, então a Bahia é um estado referência nacional nesse processo, sempre inovando, sempre criando novos instrumentos. Começamos esse ano uma caravana a partir do início de março, esse é o 16º território e a participação da sociedade tem sido muito efetiva para nossa felicidade. Nós fizemos um grande processo de mobilização e inovamos em várias ferramentas para capturar melhor as propostas”, avaliou o diretor de desenvolvimento territorial da Secretaria do Planejamento, Tiago Xavier. Coordenadora pedagógica do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, a professora Helenita Silva aproveitou o intervalo nas atividades escolares para participar do PPA. “Vai ser o momento que a gente vai poder participar, mas é importante a mobilização de toda sociedade civil, de todos os seguimentos, trazendo propostas, estratégias, para o fortalecimento das ações governamentais”, defendeu a professora.


Os comentários estão fechados.