Destaque Cultural | alunos de Jornalismo fazem instalação artística “O olho da Rua” em Vitória da Conquista

Fotos: SECOM | PMVC

Até o próximo dia 30 de abril, quem for à Casa Memorial Governador Régis Pacheco, na Praça Tancredo Neves, Centro de Vitória da Conquista, vai poder prestigiar a instalação artística intitulada “O olho da Rua”. A mostra, que reúne fotografias e projeções desenvolvidas por estudantes do 3º semestre do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

“A universidade tem esse diálogo com os espaços públicos culturais da Cidade e, dentre eles, o que mais chamou a atenção da professora que está à frente da atividade foi o Memorial. Então, apoiamos com o espaço, sugerimos o calendário para ter uma duração satisfatória para que tanto a população conquistense quanto os turistas venham visitar, promovendo assim, o turismo cultural”, contou o servidor público Marley Vital.

Segundo a professora Adriana Camargo Pereira, que assina a curadoria e a direção criativa, “O olho da Rua” trabalha a diversidade dos bairros de Vitória da Conquista e região, a partir de seus moradores, cotidiano e profissões e integra o projeto, conduzido pela professora, intitulado “Transversalidades: jornalismo, diversidade e audiovisualidades”.

Aproximadamente 35 alunos da disciplina de Fotojornalismo foram envolvidos na atividade. Esta é a segunda vez que a docente expõe o resultado de um trabalho na Casa Memorial Governador Régis Pacheco. A primeira foi autoral e dessa vez, com os alunos à frente. “Acho que a cultura é essencial para o processo de formação do sujeito.

E esse é um momento extra muros da universidade em que a Prefeitura foi essencial por ceder o espaço, essa casa tão linda para a instalação. Fico muito feliz”, assegurou. Quem também está feliz em ver seu trabalho exposto num dos principais espaços públicos culturais de Vitória da Conquista é a estudante Gabriela Nascimento, cujo olhar fotográfico se voltou, ao lado da colega Diana Freire, para o Conjunto Habitacional URBIS VI, no bairro Espírito Santo.

“Esse é um lugar diverso. Então, tentamos retratar isso, a particularidade desse bairro, a vivência dos moradores. Foi muito impactante fazer esse trabalho e ter o trabalho exposto aqui é uma realização muito grande”, disse. A exposição “O olho da rua” pode ser visitada durante a semana, em horário comercial.


Os comentários estão fechados.