Importância Ambiental | Semana do Meio Ambiente inicia discussões sobre biodiversidade em Vitória da Conquista

Fotos: SECOM | PMVC

Desde março, técnicos tem trabalhado ininterruptamente na recuperação da biodiversidade do Parque Municipal Urbano da Lagoa das Bateias, na Zona Oeste de Vitória da Conquista. Até o momento, quase três mil toneladas de matéria orgânica e de lixo descartado de forma irregular no local já foram retirados, fazendo com que o espelho d’água comece a ser visto e que animais, que habitavam nesse local, como peixes e patos, retornassem. Esse é o local escolhido para realizar a Semana Municipal de Meio Ambiente que iniciou nesta quinta-feira (1°).

Além de lugar escolhido para sediar a abertura e grande parte do evento, espaço é o tema principal que trata do “Parque Lagoa das Bateias: um lugar para todos, reconstruindo a biodiversidade”. A ideia é trazer aos olhos da comunidade a importância do trabalho que a gestão está realizando no local. “Nos orgulha muito o que estamos fazendo no Parque Lagoa das Bateias. Afinal, todos sabem as décadas de descaso e promessas não cumpridas para este lugar lindo que a natureza nos proveu”, enfatizou a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, em mensagem enviada ao evento.

A gestora cumpre agenda institucional fora da cidade e por essa razão não pôde estar presente na abertura. Natural de Vitória da Conquista e ex-estagiária do Centro de Triagem de Animais Silvestre (CETAS), a chefe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Léia Lobo, reconheceu os esforços do Município nas questões ambientais. “Por isso, é uma honra estar aqui. A Semana de Meio Ambiente vem para dar uma amplificada na divulgação dessas causas ambientais e que muitas vezes a população pode não olhar com tanto cuidado”, disse.

A programação da semana se estenderá até segunda-feira (5) e será composta por seminário [única atividade a ser realizada em outro espaço que não o Parque Lagoa das Bateias], plantio de mudas, oficinas, caminhada com pets e pedal ecológico. “Vamos abordar a biodiversidade, por meio de diversos aspectos. Por isso, convido a todos para participar dessa programação que preparamos com tanto cuidado”, pediu a titular do Meio Ambiente, Ana Cláudia Oliveira Passos. A abertura da Semana de Meio Ambiente teve ainda um momento cultural com Evandro Correia.


Os comentários estão fechados.