Política Social | novo CRAS Pedrinhas vai atender quase cinco mil famílias em Vitória da Conquista

Fotos: SECOM | PMVC

Na tarde desta quarta-feira (7), a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, assinou a ordem de serviço para a construção da sede própria do Centro de Referência de Assistência Social Pedrinhas, que irá beneficiar 4.600 famílias dos bairros Alto Maron, Cruzeiro, Guarani e Centro, em Vitória da Conquista. O Município de Vitória da Conquista vai investir mais de R$ 1,3 milhão na obra, que integra as ações do Programa Acolhe Conquista. A nova estrutura, mais moderna e acessível, conta com sala de espera, cinco salas de atendimento, sala multiuso, área de convivência com jardim, copa, arquivo, recepção e quatro sanitários. São 20 servidores atuando no órgão, que realiza uma média de 1.200 atendimentos por mês. A prefeita Sheila Lemos lembrou que essa obra faz parte de um conjunto de ações integradas que irá beneficiar toda a assistência social.

“O CRAS Pedrinhas já passou por três sedes, e agora, finalmente, vai ganhar espaço próprio, essa estrutura é da comunidade. E melhorar os espaços físicos dos serviços socioassistenciais é apenas um dos investimentos que estamos fazendo, pois também iremos promover qualificação profissional e ações em muitas outras vertentes. Isso porque, com o programa Acolhe Conquista, estamos dando ao nosso município o investimento que a assistência social merece, uma assistência social feita com responsabilidade e sempre pensando no futuro”, destacou. Odelina Maria Silva é usuária do CRAS Pedrinhas desde o início do serviço e já foi atendida em todas as três sedes. Para ela, o novo espaço representa uma enorme melhoria nas atividades que ela participa no órgão, especialmente junto ao grupo de idosos.

“Nós lutamos tanto para chegar até aí! Então, queremos receber ele pronto agora, para desfrutarmos dele. Cada vez melhor, arrumando oficineiros, algumas coisas para o nosso bairro, porque é um bairro periférico com muitos idosos que precisam de amor e carinho”, disse. Para o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias Alencar Lima, a obra trará um espaço mais digno e qualificado para dona Odelina e para todas as famílias assistidas. “Isso materializa o compromisso do nosso governo em fazer uma assistência social mais forte, chegando mais próximo de quem mais precisa e, a partir daí, enfrentar a pobreza com bases sólidas e com ações concretas que melhorem a vida das pessoas. O Acolhe Conquista traz um conjunto de medidas para fortalecer o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), no município.

E a questão da infraestrutura é uma prioridade dentro do Acolhe, partindo do pressuposto de que nós precisamos de espaços humanizados e qualificados para atender à população conquistense”, afirmou. De acordo com a gerente do CRAS Pedrinhas, Laís Pinheiro, essa mudança significa uma grande melhoria para a população vulnerável. “Uma equipe qualificada, motivada e, o mais importante, que as famílias se sintam acolhidas no espaço onde elas receberão as garantias de direitos que necessitam. Toda família que, a partir desse novo CRAS, chegar e procurar nossos serviços, a primeira coisa que elas vão ter é um acolhimento melhor, em um espaço mais acessível, confortável e garantidor de direitos. Então, quem ganha é a comunidade do Pedrinhas, e também de todos os bairros que são territórios de abrangência do CRAS”, reforçou.


Os comentários estão fechados.