Projeto Educacional | Projeto Lápis na Mão e premia estudantes em Vitória da Conquista

Fotos: SECOM | PMVC

A TV Sudoeste realizou na terça-feira (6), a solenidade de encerramento do Projeto Lápis na Mão, com a divulgação dos vencedores e a distribuição dos prêmios. O evento, que aconteceu no Centro de Convenções Divaldo Franco. Nesta edição, os alunos apresentaram redações e várias modalidades de arte com o tema “Minha Terra, nossa casa comum: Sustentabilidade para um futuro possível”. Na categoria Redação do Ensino Fundamental II (6º, 7º ano e EJA), o estudante da Escola Municipalizada Fernando Spínola, Danilo Oliveira Santos Silva, foi o vencedor. A aluna da Escola Carlos Santana, Maísa Araújo Pessoa Silva, foi a vencedora na categoria Ensino Fundamental II (8º, 9º ano e EJA). Ela não segurou a emoção: “Meu coração está a mil. Agradeço a Deus, professores, família. Amo todos vocês. Estou muito feliz”.

Os alunos das escolas municipais também fizeram bonito na categoria artes visuais. Das quatro subcategorias, três foram vencidas por alunos das escolas municipais. Gustavo Morais Rodrigues, da Escola Municipal Professora Edivanda Maria Teixeira venceu no audiovisual, com um trabalho sobre o ciclo do lixo. “Uma hora, o lixão também vai estar cheio”, explicou, acrescentando que o coração estava a mil e até estava fazendo uma corrente de oração com os colegas. Rafael Viana dos Anjos venceu em fotografia. Aluno da Escola José Rodrigues do Prado, no Pradoso, com a imagem do plantio de uma espécie de planta. “Pequenas atitudes podem mudar o mundo”. Ana Luísa Gonçalves Santos, da Escola Municipal Cláudio Manuel da Costa, venceu na escultura, com o trabalho Salvem as Tartarugas, com a utilização de materiais recicláveis e acessíveis que atingiram a proposta apresentada.

Premiação Redação: os primeiros colocados de cada subcategoria na redação ganharam notebooks e certificados; os segundos, smartphone e certificado; os terceiros foram contemplados com um headphone e certificados. Já as escolas dos três premiados em cada subcategoria ganharam uma impressora multifuncional e um certificado.

Premiação Artes Visuais: os primeiros colocados nas subcategorias adiovisual, fotografia e artes digitais; pinturas, desenhos e hachuras; esculturas e maquetes ganharam um headphone e um certificado. 

O secretário Edgard Larry Andrade Soares enviou vídeos destacando o importante papel da educação municipal, com o apoio e orientação dos professores e gestores escolares em um projeto de tamanha importância que transforma vidas. “Parabéns a TV Sudoeste e a todos que chegaram até aqui, dos gestores e professores até os nossos alunos e seus familiares”. Em seguida, declamou o poema “Lápis na Vida”, de sua autoria, em homenagem ao projeto e aos participantes. “Uma grandeza de projeto. Parabéns a todos os envolvidos pelo êxito desse importante projeto. Quem sai ganhando são os alunos”, salientou a subsecretária municipal de Educação, Selma Maria de Oliveira Silva. O gerente executivo da TV Sudoeste, Carlos Freitas, conhecido como Cauto, destacou os sete anos desse projeto que vem colaborando com a educação. “Mais de 40 mil alunos impactados. O tema tem tudo a ver com o nosso dia a dia”, disse, e completou: “A SMED estar junto conosco neste projeto é muito importante, porque essa uma ação que, entre outras habilidades, incentiva uma escrita melhor”.

Veja a lista dos vencedores das escolas municipais na categoria redação:

– CATEGORIA ENSINO FUNDAMENTAL II – 6º e 7º ANO:

1°) Danilo Oliveira Santos Silva – Escola Municipal Fernando Spínola;

2°) Carolina Xavier Lima – Centro Educacional Eurípedes Peri Rocha;

3°) Ana Clara Santos de Jesus – Escola Municipal Antônio Machado Ribeiro.

CATEGORIA ENSINO FUNDAMENTAL II – 8º e 9º ANO:

1°) Maísa Araújo Pessoa Silva – Escola Municipal Carlos Santana;

2º) Ana Luiza Souza Feitosa – Escola Municipal Prof.ᵃ Ridalva Corrêa de Melo Figueiredo;

3°) Ana Luiza de Jesus Ferreira – Escola Municipal Cláudio Manuel da Costa.


Os comentários estão fechados.