Destaque Estadual | Feira Saúde Mais Perto chega a Belo Campo com diversos procedimentos gratuitos

Fotos: Leonardo Rattes | SESAB

Com mais de 200 mil atendimentos realizados em 15 edições, a Feira Saúde Mais Perto, iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia, beneficiará também munícipes de Belo Campo. A ação teve início nesta quinta-feira (10). Os atendimentos estão sendo realizados em uma estrutura montada na Praça Napoleão Ferraz. Os serviços estarão disponíveis também na sexta-feira (11), de 8 às 17 horas. A expectativa é realizar 8 mil atendimentos. Na ação, a comunidade tem acesso a consultas de triagem para cirurgias de catarata, encaminhamento para a cirurgia e limpeza de lentes de pessoas que já realizaram o procedimento (Yag Laser), atendimento odontológico, preventivo ginecológico, consulta e avaliação nutricional.

Também é possível realizar exames de ultrassonografia, eletrocardiograma (ECG), raio-X e laboratoriais, além de triagem para cirurgias eletivas de histerectomia, vesícula e hérnia inguinal, epigástrica e umbilical. A secretária Roberta Silva de Carvalho Santana, destaca que a Feira Saúde Mais Perto é mais uma ferramenta no processo de regionalização da saúde, levando atendimento de qualidade, inclusive com triagem para cirurgias eletivas, para todas as regiões. “Essa é uma ação que leva a saúde, de fato, para quem mais precisa. Conseguimos reunir em um só lugar serviços de saúde e de cidadania, promovendo atendimento de qualidade em diversos municípios da Bahia”, afirma. “A Feira é importante para cuidar de quem mais precisa, ofertando diversos serviços para os moradores do nosso município e de toda a região”, falou o prefeito de Belo Campo, José Henrique Silva Tigre.

Para Elicleide Moreira, moradora da Zona Rural de Belo Campo, a Feira Saúde Mais Perto chegou em um bom momento. “Fiz exames laboratoriais e de raio-X. Estou fazendo mais por precaução. É sempre bom prevenir qualquer doença”, afirma. Ela ainda conta que o marido aproveitou para fazer exame oftalmológico. “Um incentivou o outro e aqui estamos”. Ainda na Feira Saúde Mais perto estão sendo oferecidos serviços de cidadania pelo SAC Móvel. No local é possível emitir primeira e segunda vias do RG, inscrição de CPF e emissão de antecedentes criminais. Para ter acesso aos serviços oferecidos pela Feira Saúde Mais Perto, é necessário apresentar o cartão do SUS e RG. No caso de exames de ultrassonografia, ECG, raio-x e exames laboratoriais, é preciso apresentar a solicitação médica. Os atendimentos estão sendo feitos de 8 às 17 horas.


Os comentários estão fechados.